Chutado pela Globo, queridinho de Chico Anysio definhou até a morte

05/03/2023 às 20h18

Por: Geovanne Solamini
Imagem PreCarregada
Chico Anysio (Reprodução / Globo)

Há 20 anos, Arthur Costa Filho partiu após deixar um grande legado na cultura brasileira. Aos 75 anos, o humorista faleceu vítima de um infarto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Escolinha do Professor Raimundo - Chico Anysio

Reprodução / Globo

Ele, que apareceu nas telinhas pela última vez na minissérie Chiquinha Gonzaga (1999) – que estará de volta no Globoplay em março -, passou os últimos anos de sua vida deprimido após ter deixado a Globo, onde recebeu muito apoio de Chico Anysio (foto acima), especialmente nos anos 1980.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Currículo de peso

Arthur Costa Filho

Natural do Rio de Janeiro, o ator iniciou sua vida profissional no rádio, onde atuou em diversas radionovelas da Rádio Nacional. Arthur foi um dos principais nomes do gênero nos anos de ouro do veículo.

LEIA TAMBÉM:

No cinema, colecionou diversos trabalhos, mas certamente suas atuações mais marcantes foram nos últimos filmes que fez: Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976) e Romance da Empregada (1987).

Multifacetado, Arthur trabalhou como dublador em paralelo à carreira de ator. Ele emprestou a sua voz a diversos personagens de desenhos clássicos, como Os Simpsons (1989). Além disso, esteve nos filmes Aladdin e os 40 Ladrões (1997) e Mulan (1998), ambos da Disney.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Clássicos na televisão

Arthur Costa Filho

Reprodução / Globo

Arthur Costa Filho chegou à televisão em 1955, quando passou pela TV Tupi. Ele também esteve nas TV Paulista e TV Rio, até estrear em grande estilo na Globo, quando deu vida a Gentil Palhares na novela Irmãos Coragem (1970).

Fez carreira na emissora, onde participou de clássicos da nossa teledramaturgia como Estúpido Cupido (1976), Jogo da Vida (1981), além de uma participação no Sítio do Pica Pau Amarelo em 1978. O ator também fez as primeiras versões de Ciranda de Pedra (1981) e Paraíso (1982), além de Roque Santeiro (1985), Cambalacho (1986) e a minissérie Anos Dourados (1986, foto acima).

Arthur se destacou como um dos integrantes da Escolinha do Professor Raimundo entre os anos de 1990 e 1993. No programa, ele deu vida ao secretário da escola, chamado Natanael. Antes, o ator havia se destacado no Chico Anysio Show (foto abaixo), nos anos 1980, como um dos assistentes de Chico quando aparecia como si mesmo.

Arthur Costa Filho

Reprodução / Globo

Seus últimos trabalhos em vídeo antes de Chiquinha Gonzaga foram em dois episódios do Você Decide, entre 1994 e 1995, além da minissérie Engraçadinha, Seus Amores e Seus Pecados (1995).

O ator morreu aos 75 anos, em 31 de janeiro de 2003, no Rio de Janeiro, após sofrer um infarto. Ele deixou, na época, sua esposa Maria da Glória, a filha Cláudia e dois netos.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.