Após deixar as novelas, artista perdeu luta contra câncer terminal
11/11/2023 às 21h52
Uma triste coincidência une o ator Leonardo Machado e seu personagem, Léo, da novela Viver a Vida (2009): a luta contra o câncer. Na trama de Manoel Carlos, Léo sofria por conta da doença de sua esposa, Marta (Gisela Reimann). Mas, na vida real, o ator foi acometido pela doença.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nome de destaque no cenário cultural do Rio Grande do Sul e com vários trabalhos na telinha, Leonardo nos deixou cedo, aos 42 anos, após lutar contra um câncer no fígado.
Trajetória na telona
Leonardo Machado é natural de Porto Alegre (RS), onde iniciou sua carreira nas artes com participações em diversos curtas-metragens e peças de teatro. O ator alcançou amplo destaque no cinema, atuando em nada menos que 26 longas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por conta de seu prestígio na telona, Leonardo se tornou um dos apresentadores do Festival de Cinema de Gramado, participando do evento por mais de 10 anos. Em 2009, ele foi premiado com um Kikito, o troféu do Festival, como melhor ator pelo filme Em Teu Nome. Na produção, ele viveu um estudante durante a Ditadura Militar.
Outros longas de destaque de sua carreira foram Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos, no qual interpretou o melhor amigo de Edson Celulari; e Yonlu, filme brasileiro sobre o músico Vinicius Gageiro Marques.
LEIA TAMBÉM:
● Após lutar contra câncer, ex-apresentadora do Jornal da Manchete morre aos 65 anos
● Artista de Toma Lá, Dá Cá se recusou a tratar câncer: “Estado terminal”
● Após ser resgatado pela Praça, humorista perdeu luta contra a Aids
Além dos longas, Leonardo Machado também esteve em 36 curtas. O ator ainda integrou o elenco de 11 peças de teatro e 18 séries.
Na telinha
Ao longo de sua carreira, Machado fez diversas participações em novelas da Globo. Sua estreia foi em O Clone (2001), como Guilherme. Ele apareceu também em Senhora do Destino (2004) e Malhação 2006.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas seu primeiro personagem de destaque numa novela foi em Viver a Vida. Na trama de Manoel Carlos, Léo vivia um grande dilema: ao acompanhar a esposa que lutava contra um câncer terminal, ele se via apaixonado pela médica Ariane (Christine Fernandes), que cuidava dela.
Depois disso, ele viveu seu primeiro protagonista, Célio, em Na Forma da Lei (2010). O personagem da série escrita por Antonio Calmon era um juiz que buscava fazer justiça pela morte do amigo Eduardo (Thiago Fragoso), cujo assassino é um filho de político que saiu impune. A série ficou marcada por ter sido o último trabalho de Ana Paula Arósio na TV.
Luta contra o câncer
Leonardo Machado atuou também em O Brado Retumbante (2012), Salve Jorge (2012) e Se Eu Fechar os Olhos Agora (2018, foto com Martha Nowill e Xande Valois).
Em 2016, Leonardo foi diagnosticado com um câncer no fígado. Desde então, ele travava uma luta contra a doença, que acabou se mostrando irreversível.
O ator morreu aos 42 anos, em 28 de setembro de 2018, logo após se afastar do trabalho para dar sequência ao tratamento. Ele estava internado no hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS).