Diretora de novela se irrita e nega rebaixamento na Globo: “Preconceito”
22/02/2023 às 17h58
Após um desentendimento com Walcyr Carrasco, por discordâncias quanto aos trabalhos de Verdades Secretas 2 (2021, foto, com Agatha Moreira e Camila Queiroz), Amora Mautner se prepara para a próxima empreitada na Globo, longe do autor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Enquanto Walcyr (foto abaixo) escreve Terra e Paixão para a faixa das nove, Amora prepara-se para assumir a direção artística de Elas por Elas, adaptação de Alessandro Marson e Thereza Falcão da novela de Cassiano Gabus Mendes, exibida em 1982.
Assim que a chegada dela à produção do folhetim foi anunciada, boatos sobre o “rebaixamento” de Mautner começaram a pipocar na imprensa. Habituada ao horário das nove, ela voltará para a faixa das seis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Essa hierarquia no horário nunca existiu”
Após comandar os trabalhos de Avenida Brasil (2012), A Regra do Jogo (2015) e A Dona do Pedaço (2019), todas às nove, e Verdades Secretas 2, no Globoplay, Amora Mautner volta a trabalhar na faixa onde experimentou seus primeiros sucessos.
“Dizer que fui rebaixada por estar no horário das 18h na Globo é algo preconceituoso. Nem consigo entender. O que importa é o projeto e as pessoas envolvidas. Essa hierarquia no horário nunca existiu. Uma visão muito antiga de quem disse isso”, declarou ao portal Splash, do UOL.
LEIA TAMBÉM:
● Autor de Terra e Paixão deletou atriz que criticou novela: “Nunca mais”
● Após descobrir câncer, astro da Globo questionou Deus: “Por que eu?”
● De volta à Globo, atriz descobriu traição ao vivo pela TV: “Meu mundo caiu”
De volta às origens
Para Amora, não há problema em trabalhar em qualquer que seja a faixa. Às seis, a diretora artística atuou, de assistente de direção à diretora artística, em Anjo Mau (1997), O Cravo e a Rosa (2000), Cama de Gato (2009), Cordel Encantado (2011) e Joia Rara (2013).
“Faz muito tempo que eu não faço esse horário. A última acho que foi ‘Joia Rara’, mas eu adoro. É um volume de trabalho um pouco menor que uma novela das nove. E mais do que o horário, é pensar no texto que vamos trabalhar. Dá muita vontade de fazer essa novela”, salientou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Fico feliz porque me dei muito bem com esse público. Talvez a novela que eu mais tenha gostado de fazer na vida seja ‘Cordel Encantado’, que foi das seis. Esse público traz uma dona de casa que entende de novela. E ainda tem a vantagem de não gravarmos no sábado, né?”, pontuou.
Novas atualizações
Amora Mautner demonstrou animação com a nova empreitada dentro da Globo.
“Estou feliz de trabalhar em um remake de uma novela que eu adorava. O Luis Gustavo brilhava como o Mário Fofoca. É uma novela feminista de uma época em que não se falava muito disso. São sete protagonistas. Sete mulheres. Quase que sem querer uma novela dos anos 1980 está tão atual a ponto de poder ser feita hoje em dia”, celebrou.
Ela também adiantou os planos da emissora com relação aos próximos remakes. Dois já são conhecidos: além de Elas por Elas às seis, Renascer (1993) às nove.
“Vimos uma experiência muito legal com ‘Pantanal’, um super-remake. Desde a época da pandemia, em que tivemos que colocar reprises, o público vem recebendo muito bem. O Canal Viva é um exemplo de que as pessoas gostam de ver trabalhos antigos. Existe uma memória afetiva. Por isso meus chefes estão providenciando vários remakes, teremos alguns por aí”, revelou.