Após novela de Gloria Perez, artista perdeu luta contra câncer terminal
21/06/2023 às 10h06
Conhecida nacionalmente pela personagem Delzuíte, de Salve Jorge (2012), novela de Gloria Perez, Solange Badim (na foto abaixo, com Nando Cunha, seu principal parceiro de cena na trama) nos deixou em 29 de setembro de 2017, em decorrência de um câncer de pulmão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A atriz lutou contra a doença, que havia se espalhado, por sete anos. Solange partiu com apenas 53 anos de idade; ela deixou uma filha, Sofia, então com 18. A morte de Badim comoveu a autora, recentemente à frente de Travessia.
“Minha eterna Delzuíte! Quanto talento, quanta alegria, quanta entrega às suas personagens… Você vai fazer muita falta, Solange!”, lamentou Gloria através de um post em seu Twitter.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Despedidas
Solange Badim recebeu várias homenagens de colegas e entes queridos, como o ex-marido Sérgio Marimba.
“Venho com muita tristeza e dor notificar a partida da grande atriz Solange Badim, amiga, mãe, parceira e tudo que é de especial que possa existir nesta vida! Siga em paz, guerreira. Aqui ficamos com uma imensa saudade do seu sorriso e do seu amor. Que Nossa Senhora da Conceição te cubra com seu manto de luz e te ampare na sua nova missão. Te amo”, escreveu ele.
LEIA TAMBÉM:
● Após lutar contra câncer, ex-apresentadora do Jornal da Manchete morre aos 65 anos
● Artista de Toma Lá, Dá Cá se recusou a tratar câncer: “Estado terminal”
● Após ser resgatado pela Praça, humorista perdeu luta contra a Aids
A cenógrafa Márcia Rubin, amiga da atriz por mais de três décadas, afirmou em entrevista ao jornal Extra que a positividade de Solange a impressionava:
“Ela sempre foi muito determinada. Foi muito potente lidando com tudo isso. Vai fazer muita falta. É uma perda gigantesca”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Papel marcante
Foi através da personagem de Solange Badim que a autora Gloria Perez abordou outra vertente do tráfico humano, principal tema de Salve Jorge. Moradora do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, Delzuíte vivia às voltas com as filhas adolescentes Lurdinha (Bruna Marquezine) e Samantha (Karina Ferrari). Ela lamentava, porém, a morte de sua primogênita.
Delzuíte acabou descobrindo que a criança, na verdade, havia sido raptada pela mesma quadrilha que traficou a protagonista Morena (Nanda Costa) – comandada por Lívia Marine (Claudia Raia). A bebê foi adotada pelo casal de turcos Berna (Zezé Polessa) e Mustafá (Antonio Calloni), sendo criada no país de origem dos pais adotivos, em meio à riqueza e ao luxo.
Após descobrir que era adotada, Aisha (Dani Moreno) buscou conhecer suas origens, com o auxílio da delegada Helô (Giovanna Antonelli). Ela se decepcionou ao descobrir que a verdadeira mãe era pobre.
Passagem curta pela TV
Antes de chegar à televisão, Solange Badim se consagrou no teatro. Ela arrebatou o Prêmio Cultura Inglesa de Teatro, com a peça As Armas e o Homem de Chocolate, em 1995, além de conquistar o 2º Prêmio Cesgranrio de Teatro e o APTR (Associação dos Produtores de Teatro) pela sua atuação em As Bodas de Fígado (2015).
Sua estreia nas telinhas aconteceu na minissérie Decadência (1995), na Globo. Solange regressou ao vídeo apenas em 2001, através de uma participação em Porto dos Milagres. Na sequência, atuou em seriados como Carga Pesada (2003), A Diarista (2004) e Sob Nova Direção (2004). Ela também esteve na temporada 2007 de Malhação.