Aposentado, Silvio Santos não abre mão de programa anual do SBT
17/02/2023 às 12h24
O TV História já havia cantado essa bola: Silvio Santos optou por uma aposentadoria silenciosa. Em vez de fazer um grande anúncio sobre a decisão de não mais comandar programas de TV, o animador preferiu se retirar aos poucos, sem alarde, entregando seu dominical para Patrícia Abravanel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, mesmo aposentado, Silvio não deve sumir de vez da programação do SBT. O dono da emissora não abre mão de um de seus mais clássicos programas e deve voltar aos estúdios em breve para gravá-lo: o Troféu Imprensa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pausa na aposentadoria
De acordo com Flavio Ricco, colunista do R7, a aposentadoria de Silvio Santos já não é segredo nos bastidores do SBT. Segundo o jornalista, todos na emissora dão como certo que o apresentador não vai reassumir o Programa Silvio Santos, que seguirá sob o comando de Patrícia Abravanel (foto acima).
LEIA TAMBÉM:
● Autor de Terra e Paixão deletou atriz que criticou novela: “Nunca mais”
● Após descobrir câncer, astro da Globo questionou Deus: “Por que eu?”
● De volta à Globo, atriz descobriu traição ao vivo pela TV: “Meu mundo caiu”
No entanto, o mesmo Ricco salientou que Silvio deve voltar ao ar, no comando do Troféu Imprensa. A tradicional premiação da televisão já está com sua produção bem encaminhada, pois já existem os vencedores do Troféu Internet e os três indicados em cada categoria para a votação no palco.
Ou seja, tudo já está preparado, apenas aguardando o retorno do apresentador dos EUA. O dono do SBT curte suas tradicionais férias em Orlando e deve voltar entre março e abril. Assim, depois disso é que deve ser definida a data de gravação do Troféu Imprensa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aparições especiais
Aos 92 anos de idade, Silvio Santos decidiu desacelerar. O afastamento forçado por conta da pandemia da Covid-19 acabou fazendo com que o dono do SBT optasse por se manter longe dos holofotes, atuando apenas nos bastidores de sua emissora.
Apesar de não confirmar oficialmente, é bastante óbvio que Silvio não deve voltar ao seu programa. Mantendo sua vida pessoal sempre discreta, sem frequentar eventos e avesso a homenagens, o animador claramente preferiu sair de cena sem alarde. Se foi uma ação planejada ou não, não se sabe. Mas é evidente que o apresentador preferiu sair aos poucos, sem nenhum anúncio oficial, justamente para que o público se habituasse à sua ausência.
No entanto, enquanto sua saúde permitir, Silvio continuará à frente do Troféu Imprensa. Ou seja, assim como Roberto Carlos (foto acima) na Globo, o animador pode ser uma “atração anual” em sua emissora. Há quem diga até que ele pode voltar a dar as caras no Teleton, evento que beneficia a AACD e que o Dono do Baú sempre comandou, do qual está afastado desde 2019.
Troféu Imprensa
Criado pelo jornalista Plácido Manaia Nunes em 1958, o Troféu Imprensa se tornou um dos principais prêmios dedicados à televisão brasileira. Em 1970, Nunes passou os direitos da premiação para Silvio Santos, que o transformou num programa de TV. A atração é comandada anualmente pelo apresentador desde então, com poucos hiatos neste período.
Como o próprio nome sugere, são profissionais da imprensa especializada no segmento de TV que elegem os vencedores do Troféu. Todos os anos, jornalistas convidados ocupam uma bancada diante de Silvio Santos e votam, entre três indicados, os vencedores em várias categorias. São eleitos, por exemplo, a melhor novela, o melhor programa de TV e o melhor cantor.
Há alguns anos, o Troféu Imprensa passou a ser alvo de críticas por conta de seus finalistas. No passado, os três concorrentes eram definidos por meio de questionários distribuídos por amostragem. Mas, há alguns anos, são os três mais votados pela internet que concorrem. Com isso, o Troféu passou a ser dominado por fã-clubes, o que gera enormes distorções.