De volta à Globo, humorista pediu desculpa por imitação criticada
21/02/2023 às 12h24
Leandro Hassum, que atualmente está no comando do programa Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua, exibido nas tardes de domingo da Globo, viveu uma situação inusitada. Ele foi a público se desculpar por sua participação na nova versão da Escolinha do Professor Raimundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No programa, o artista viveu o aluno Seu Mazarito, uma clara homenagem ao comediante Costinha, o intérprete original morto em 1995. Contudo, os fãs do astro não gostaram da releitura feita por Hassum para o célebre personagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Impossível imitar o Costinha”
LEIA TAMBÉM:
● Autor de Terra e Paixão deletou atriz que criticou novela: “Nunca mais”
● Após descobrir câncer, astro da Globo questionou Deus: “Por que eu?”
● De volta à Globo, atriz descobriu traição ao vivo pela TV: “Meu mundo caiu”
Na Escolinha, Mazarito (que tinha esse nome em referência aos atores Mazzaropi e Oscarito) era um aluno que adorava enrolar o professor Raimundo, contando inúmeras anedotas. O momento mais marcante do personagem acontecia quando ele corria em direção ao microfone do estúdio, pelo qual nutria uma profunda fixação, e arrancava risos dos demais colegas.
Leandro, que foi escalado para reviver o personagem, mostrou-se preocupado em aceitar esse desafio e afirmou que usou a atuação de Costinha (na foto acima com Galeão Cumbica e Tom Cavalcante) como principal referência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“É impossível imitar o Costinha por ele ser uma coisa tão única, até mesmo em cima da aparência e do tipo dele. O que eu tenho a fazer é uma homenagem, brincando, contando as piadas”, declarou o ator em entrevista ao jornal O Dia em 11 de agosto de 2019.
Pedido de desculpas
Mas não demorou muito para que Hassum (na foto acima, como Mazarito) recebesse críticas negativas a sua interpretação. O ator aproveitou sua participação no Encontro com Fátima Bernardes, em 2019, para pedir desculpas ao público.
“Peço desculpas aos grandes fãs de Costinha, mas saibam que é apenas uma homenagem carinhosa que eu tô fazendo”, declarou o ator.
Em seguida, o artista fez questão de rebater as reclamações e comparações que estavam fazendo da sua atuação com a do intérprete original.
“Não dá para imitar o Costinha. Eu tinha falado com a produção que, se eu fosse chamado para fazer a Escolinha, eu queria fazer o (mesmo papel que) Costinha, por mais que eu não pareça com ele, por mais que eu não seja um bom contador de piada, mas foi o cara que permeou a minha infância, eram as piadas dele que eu contava na escola para os meus colegas”, explicou o humorista.
Em seguida, questionado por Fátima se ele chegou a conhecer Costinha pessoalmente, ele respondeu.
“Não, mas eu fui em vários shows dele.”
Identificação
Leandro Hassum ainda defendeu a ideia de que o sucesso da releitura da Escolinha do Professor Raimundo se deve ao fato do espectador se identificar com as telenovelas no Brasil.
“O público em casa se cutuca e fala: ‘É igualzinho aqui em casa’. As pessoas precisam se reconhecer, e é isso que a novela precisa (passar)”.
“A Escolinha é assim: ‘Ai, que saudade disso, porque eu me identifico’. O show é apenas para fazer um humor puro, para fazer você rir e se divertir, que é o que a gente precisa hoje”, defendeu o ator.
Atualmente, Leandro Hassum está com 49 anos de idade e conta com os chefs Paola Carosella e João Diamante como jurados no reality culinário Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua.
O programa marcou o retorno do artista, que deixou a Globo em 2021 após 21 anos de serviços prestados ao canal, onde trabalhou em vários programas de sucesso, como Zorra Total, Os Caras de Pau, Divertics, Chapa Quente, A Cara do Pai e Escolinha do Professor Raimundo.
Hassum chegou a assinar contrato com a Netflix e com o canal a cabo TNT, onde apresentou o talk show Tá Pago. Mas, em 2022, voltou para à emissora carioca, onde estrela o seriado Família Paraíso, exibido pelo canal Multishow.