Cansada de apanhar, CNN Brasil pode ganhar nova programação
06/02/2023 às 14h53
Buscando se recuperar de um rombo de R$ 300 milhões em três anos, a CNN Brasil vem realizando profundas mudanças em seus bastidores. A primeira grande medida para tentar equilibrar as contas foi a demissão em massa realizada no final do ano passado, que levou a dispensas de grifes como Sidney Rezende e Gloria Vanique. Poucos nomes, como Daniela Lima (foto abaixo), foram poupados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, as mudanças não devem parar por aí. O canal de notícias planeja fazer uma grande transformação na grade de programação para tentar barrar a concorrência e crescer na audiência. Atualmente, a CNN Brasil tem dificuldades diante da GloboNews e da Jovem Pan News.
Concorrência acirrada
O atual calcanhar de Aquiles da programação da CNN Brasil é o seu início de tarde. O jornal Visão CNN, apresentado por Luciana Barreto, não tem conseguido fazer frente à intensa concorrência do horário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O noticiário bate de frente com o Estúdio I, da GloboNews, que cresceu em audiência depois que Andréia Sadi (foto) assumiu a apresentação. O programa ficou mais quente ao apostar em apuração ao vivo e intensificar o noticiário político, tornando-se uma das principais atrações do canal de notícias da Globo.
Mas não é só a GloboNews que incomoda a CNN. A Jovem Pan News também alcança índices satisfatórios com o programa Pânico, exibido no mesmo horário. Com isso, o Visão CNN tem ficado para trás.
LEIA TAMBÉM:
● Fim do Caldeirão? Globo toma decisão sobre as tardes de sábado
● Quitar dívidas: Jornal Nacional dá notícia importante para brasileiros com nome sujo
● Agora vai? Continuação de Cheias de Charme é confirmada por atriz
Mudanças
Por conta da forte concorrência, a direção da CNN Brasil estuda mudar o horário do Visão CNN. A ideia é criar um novo produto para a faixa, que seja capaz de competir de igual para igual com os programas da GloboNews e Jovem Pan News.
De acordo com o portal Splash UOL, a emissora tem a intenção de produzir um programa mais leve para a faixa horária, sobretudo na tentativa de concorrer com o Pânico. Para isso, o canal cogitou até promover a volta da dupla Phelipe Siani e Mari Palma (foto) para a programação diária. Os jornalistas, vale lembrar, comandaram a primeira fase do Live CNN, exibido no final das manhãs.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A manobra seria até uma maneira de aproveitar os apresentadores, que estão sem função desde o fim do Popverso, Em Alta CNN e CNN Soft Business. No entanto, ainda segundo o UOL, eles não devem assumir tal função, já que não seriam considerados nomes fortes do mercado publicitário. Com isso, Jairo Nascimento pode assumir a nova atração.
Rombo
De acordo com o portal Notícias da TV, a CNN Brasil amargou um rombo de mais de R$ 300 milhões em três anos de atividades. Assim, o canal de Rubens Menin trocou sua direção: saiu a CEO Renata Afonso, entrou o chairman João Camargo.
A estratégia de Camargo é fazer a CNN Brasil se tornar operacional a custos mais baixos, justamente para equilibrar as contas e fazer o canal começar a dar lucro. Com isso, o executivo promoveu uma grande dispensa de mais de 100 profissionais, como Monalisa Perrone (foto), enxugando a folha de pagamento e reduzindo seus custos em 30%.
Agora, o canal mira em reformular a grade de programação para se tornar mais competitivo e atrair a atenção do mercado publicitário. A ideia é investir mais em hard news – tanto que os programas da linha CNN Soft, de entretenimento, já saíram do ar.