Duh Secco

No próximo dia 13, o Globoplay disponibiliza a novela Dancin’ Days (1978). O clássico que marcou a estreia do autor Gilberto Braga na faixa das oito estava prometido pela plataforma há tempos.

Claudia Abreu

Em maio de 2020, por ocasião do lançamento do projeto Resgate, o streaming anunciou cerca de 40 títulos, quase todos já exibidos pelo Canal Viva. Desta lista, fora Dancin’ Days, ainda restam 10, como Barriga de Aluguel (foto acima).

2023 no Globoplay

História de Amor - José Mayer e Regina Duarte
Divulgação / Globo

Duas das tramas em questão devem pintar ainda este ano. Barriga de Aluguel (1990), de Gloria Perez, detalha os dramas de Ana (Cássia Kis) e Clara (Claudia Abreu); a primeira, impossibilitada de engravidar, aluga o ventre da outra, que se afeiçoa à criança e desiste do acordo, levando o caso à Justiça.

História de Amor, escrita por Manoel Carlos, acompanha a aflição de Helena (Regina Duarte) com a gravidez da filha adolescente, Joyce (Carla Marins), e a paixão dela pelo médico Carlos (José Mayer) – casado com Paula (Carolina Ferraz) e sempre às voltas com a ex, Sheila (Lilia Cabral).

Outro dos folhetins está previsto para 2024: Rainha da Sucata. No enredo assinado por Silvio de Abreu, a nova-rica Maria do Carmo (Regina Duarte) “compra” o amor de juventude Edu (Tony Ramos), descendente de uma família quatrocentona falida e alvo do interesse da madrasta Laurinha Figueroa (Glória Menezes).

Anos 1980 em cena

Água Viva - Betty Faria e Raul Cortez
Divulgação / Globo

Ainda sem previsão de lançamento na plataforma estão Água Viva (1980, foto), Baila Comigo (1981), Cambalacho (1986), O Dono do Mundo (1991), Despedida de Solteiro (1992), Fera Ferida (1993) e O Fim do Mundo (1996).

Erick Brêtas, diretor de Produtos e Serviços Digitais da Globo, assegurou quatro títulos da década de 1980 no streaming neste ano, sem revelar quais. Elas por Elas (1982) foi oferecida aos assinantes em janeiro; Bambolê (1987), em exibição no Canal Viva, será ofertada no segundo semestre.

É provável que os dois restantes estejam entre Água Viva, Baila Comigo e Cambalacho. ‘Água’ e ‘Baila’ marcaram o horário das oito; Cambalacho ostentou uma das melhores médias da faixa das sete.

Surpresas na tela

Uga Uga - Claudio Heinrich
Divulgação / Globo

Cabe lembrar que, em meio às prometidas, o Globoplay tem apresentado surpresas. Como Uma Onda (2004) chegou à plataforma na última segunda-feira (30); Uga-uga (2000, foto) entra no final do mês, precisamente no dia 27.

Entre as especulações para 2023 estão Escrava Isaura (1976), Locomotivas (1977), A Sucessora (1978), Perigosas Peruas (1992), Salsa e Merengue (1996), Sete Pecados (2007), Viver a Vida (2009) e Araguaia (2010).

Em paralelo, o streaming mantém o projeto Originalidade, que atualiza conteúdos já disponíveis, preservando características originais. Folhetins exibidos entre 2012 e 2013 serão contemplados neste segmento nos próximos meses.

Compartilhar.
Avatar photo

Apaixonado por novelas desde que Ruth (Gloria Pires) assumiu o lugar de Raquel (também Gloria) na segunda versão de Mulheres de Areia. E escrevendo sobre desde quando Thales (Armando Babaioff) assumiu o amor por Julinho (André Arteche) no remake de Tititi. Passei pelo blog Agora é Que São Eles, pelo site do Canal VIVA e pelo portal RD1. Agora, volto a colaborar com o TV História.