Seis meses depois, apresentadores do Encontro ainda não se acertaram
31/01/2023 às 9h49
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
À frente do Encontro desde a saída de Fátima Bernardes, Patrícia Poeta e Manoel Soares transformaram a atração num verdadeiro “desencontro”. No ar há seis meses, a dupla não consegue se alinhar à frente do matinal da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O descompasso dos apresentadores se tornou visível já na estreia, quando Patrícia Poeta assumiu a liderança e Manoel Soares passou a ser tratado como seu “parceiro”. No entanto, havia a expectativa de que a parceria fosse sendo azeitada com o tempo, o que ainda não aconteceu.
Protagonismo
Com a saída de Fátima Bernardes, a Globo mudou o nome de seu matinal para Encontro com Patrícia Poeta. Nos créditos iniciais da atração, tanto Patrícia quanto Manoel são identificados como apresentadores, mas é o nome da jornalista que aparece no título do programa.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
Além disso, Patrícia Poeta sempre fez questão de assumir o protagonismo. Sua mania de chamar Manoel Soares de “parceiro” reforçou a impressão de que a apresentadora quer deixar claro que é a dona do programa. Isso sempre foi apontado por espectadores nas redes sociais.
Como se não bastasse, Patrícia Poeta tem dificuldades em dividir a cena. A apresentadora fala bastante, quase sempre interrompendo seus entrevistados e seu “parceiro”. Assim, em cena, Manoel está sempre mais apagado, como se não encontrasse espaço para dizer a que veio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esta situação vem rendendo críticas constantes ao Encontro desde sua estreia. No entanto, a direção da Globo se mostrou tranquila quanto à implantação da atração e avaliou que era uma questão de tempo para que a dupla de apresentadores ficasse mais afinada.
Mas…
Isso não aconteceu até agora. Patrícia Poeta e Manoel Soares continuam sem qualquer entrosamento em cena. E o “parceiro” da dona da atração segue sem grande espaço dentro do matinal. Neste início de ano, com a cobertura do BBB23, a distância entre Patrícia e Manoel ficou ainda mais evidente.
Nas redes sociais, são muitas as reclamações sobre a postura de Patrícia Poeta. Para muitos espectadores, ela continua ocupando todo o espaço do programa e parece ignorar a presença de Manoel.
No Twitter, o usuário Mauricio Mattoni, que é ator e estudante de fisioterapia, demonstrou incômodo quanto à participação do apresentador no Encontro.
“Sem entender a participação ou a quase nada participação do Manoel no Encontro. Gente???? O cara é foda, apresenta super bem e só dão visibilidade para Patrícia Poeta! Contratar uma pessoa preta só pra dizer que tá na luta contra o racismo [não] lhe faz menos racista não, tá?”, cravou.
“A Patrícia Poeta não deixa o Manoel nem dar bom dia sem ela interromper. Não entendo como ele aguenta continuar ali mudo, sem falar, sem opinar. Sendo que Manoel é gigante! E a apresentadora inconveniente com todos…”, respondeu uma internauta, identificada como Patricia Meirelles.
Omissão da emissora
Já se passaram seis meses e a direção da Globo se mostra omissa quanto às inúmeras reclamações. Se a maneira como Patrícia Poeta comanda o Encontro gera tantas críticas, não seria o momento de a direção do programa intervir?
Dividir palco não é tarefa das mais fáceis. Sendo assim, falta ao programa alguém que delimite melhor os espaços e oriente Patrícia e Manoel em cena, justamente para que eles não se atropelem. Ao insistir em manter tudo como está, a emissora só faz queimar Patrícia Poeta. Uma direção de palco bem feita já resolveria boa parte deste problema.