Vai e vem: elencos das novelas da Globo mudam em cima da hora
24/01/2023 às 12h24
A reconhecida organização da Globo tem passado por provações. Afinal, desde a retomada da produção de novelas, após o período crítico da pandemia da Covid-19, a emissora tem demonstrado dificuldades em fechar os atores de suas tramas, incluindo os protagonistas dos folhetins.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todas as novelas que estão no ar passaram por dificuldades assim. Travessia, por exemplo, chegou a ter três candidatas ao papel da mocinha Brisa, que acabou com Lucy Alves. Tal dificuldade permanece, já que as próximas produções também enfrentam problemas semelhantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Troca-troca
Antes de Lucy Alves ser definida como a estrela de Travessia, a direção da atual novela das nove da Globo cogitou outras duas atrizes: Lucy Ramos (foto acima) e Dandara Mariana. Afastada dos folhetins desde uma participação em Amor de Mãe (2019), Lucy Alves ficou com o papel, enquanto Dandara ganhou a personagem Talita. Já Lucy Ramos estará em Amor Perfeito, próxima novela das seis.
Além da demora em se definir a mocinha, Travessia também travou uma espécie de “batalha” com Mar do Sertão, já que ficou com dois atores que, anteriormente, eram cogitados para a trama de Mário Teixeira. Chay Suede, por exemplo, foi cotado para viver Tertulinho, mas logo foi remanejado para Travessia, para encarnar Ari. Renato Góes, então, foi o escolhido.
LEIA TAMBÉM:
● Bateu o pé: artista impõe condição para fazer continuação de Êta Mundo Bom!
● Ator de Mania de Você surpreendeu ao deixar novela da Globo: “Não se sentiu apto”
● De volta: Globo define quais serão suas próximas novelas das seis
Já estava tudo certo para que Rômulo Estrela assumisse o papel de Zé Paulino, formando a trinca de protagonistas com Isadora Cruz, a Candoca, e Renato Góes. Mas o galã de Verdades Secretas 2 também foi requisitado para a novela de Gloria Perez. Com isso, Sérgio Guizé foi escalado às pressas para encarnar o mocinho das seis.
Ainda sobre Mar do Sertão, Giovana Cordeiro tem feito sucesso como Xaviera. No entanto, ela foi a terceira opção para o papel. Luísa Arraes foi considerada para a personagem, mas Jéssica Ellen acabou conquistando o lugar. No entanto, a atriz engravidou e precisou deixar a produção, abrindo caminho para Giovana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mais mudanças
Na faixa das sete, a Globo também demorou para definir quem seria Sol, a heroína de Vai na Fé. Antes de definir pelo nome de Sheron Menezzes, outras atrizes foram testadas para viver a mocinha de Rosane Svartman, como Juliana Alves, Cris Vianna e Jéssica Ellen (foto acima).
Outra mudança em Vai na Fé se deu com o intérprete de Carlão, marido da protagonista. Vivido por Che Moais, o tipo quase esteve nas mãos de Armando Babaioff.
Novas novelas
A mesma dificuldade em definir seus protagonistas vem acontecendo nas próximas produções da Globo. Amor Perfeito estreia logo mais, mas definiu recentemente os atores que farão o par central. Marê, a mocinha, será de Camila Queiroz, enquanto Diogo Almeida viverá o mocinho Orlando.
No entanto, até chegar aos nomes confirmados, muita água passou por debaixo desta ponte. Bianca Bin (foto acima) era a preferida da autora Duca Rachid, mas a atriz está queimada na Globo após recusar vários personagens. Com isso, nomes como Juliana Paiva, Nathalia Dill e Isabelle Drummond foram cogitados. Porém, a emissora optou por fazer as pazes com Camila Queiroz e a escalou para a produção.
Já para o mocinho Orlando, o canal buscava um rosto novo. Com isso, Elzio Vieira foi o primeiro cogitado para o personagem. No entanto, foi Diogo Almeida quem acabou confirmado para viver o herói da trama de Duca Rachid e Julio Fischer.
Às nove, a próxima novela de Walcyr Carrasco também já teve suas mudanças de elenco, principalmente quanto à intérprete da mocinha Aline. Agatha Moreira era a primeira opção, mas a direção da Globo deu preferência a uma atriz negra. Larissa Nunes foi cogitada, mas Bárbara Reis ficou com o papel.
Até mesmo a próxima novela das sete teve seus problemas. Para viver o mocinho de Fuzuê, substituta de Vai na Fé, um dos primeiros nomes cotados era o de Arthur Aguiar (foto acima). No entanto, ele foi logo descartado por ter saído chamuscado de sua participação no BBB22.
A emissora, então, cogitou um lançamento e, depois, considerou Rafael Vitti. Mas foi Nicolas Prattes o escolhido. Já para a mocinha, Marina Ruy Barbosa foi a primeira opção, mas recusou o convite. Com isso, Giovana Cordeiro, a Xaviera de Mar do Sertão, ganhou sua primeira protagonista.
Sem contrato
São dois os principais motivos para todo este cenário de indefinições da Globo. Um deles é o fato de que a emissora tem buscado um elenco mais diverso e, por isso, tem procurado novos nomes no mercado. Assim, testes são necessários até que uma decisão seja tomada.
Outro motivo é a falta de atores contratados. A emissora dispensou vários atores nos últimos anos – como Camila Pitanga (foto acima) e vem dando preferência a acordos por obra. Com isso, seu processo de escalação de elenco depende, também, da agenda do ator, que pode não estar disponível.