Sem audiência, canal nanico foi tirado do ar na calada da noite

22/11/2023 às 7h40

Por: André Santana
Imagem PreCarregada
Divulgação / Band

A Newco, programadora de TV por assinatura do Grupo Bandeirantes de Comunicação, mantém diversos canais, como BandNews, BandSports e o novato Sabor & Arte, que conta com Zeca Camargo (foto abaixo) como uma de suas estrelas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Divulgação / Band

Contudo, recentemente foram encerradas as operações do canal Smithsonian no Brasil, que havia entrado no ar em 2019. A emissora, especializada em assuntos científicos e culturais, saiu do ar em todo o país após mais de três anos de atividades.

A Artastê, companhia aliada à Newco, informou que o Smithsonian Brasil deixou de fazer parte de sua cartela de canais no final de 2022. Com isso, suas operações foram encerradas sem qualquer aviso prévio, na noite de 31 de dezembro de 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Canal importado

Smithsonian Channel

Reprodução / Smithsonian Channel

O Smithsonian Brasil era a franquia brasileira do canal estadunidense Smithsonian Channel, que pertence a uma joint venture entre a Paramount Media Networks e a Smithsonian Institution. Sua programação é inspirada nos museus, instalações de pesquisa e nas revistas da Smithsonian Institution, com assuntos históricos, científicos e culturais.

Por meio de uma parceria com a Newco, programadora de TV fechada da Band, o canal foi lançado no Brasil em abril de 2019. A grade era formada por documentários, séries e filmes.

LEIA TAMBÉM:

Trajetória curta

Smithsonian Brasil

Reprodução / YouTube

As atrações do canal destacavam produções sobre história, viagens, aviação e exploração espacial, ciências, natureza e cultura pop. O conteúdo do Smithsonian no país, incluindo a curadoria de produção nacional, estava a cargo de Silvia Jafet, diretora da área internacional da Newco.

Sua estreia no Brasil aconteceu em meio a muito alarde. Mas seu encerramento se deu de maneira melancólica… O grupo não explicou os motivos que levaram ao fim do canal no país, mas a crise da TV paga, que vem perdendo clientes ano a ano, pode explicar a decisão. A estação também penava com baixa audiência e, consequentemente, falta de anunciantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nestes três anos no Brasil, o Smithsonian nunca alcançou grande expressão. O canal, embora tenha oferecido um conteúdo de qualidade, passou praticamente despercebido.

Thumbnail Video Youtube

 

Canais da Band

Band

Reprodução / YouTube

Com o fim do Smithsonian Brasil, a Newco perde um de seus canais. No entanto, a programadora ligada à Band segue com uma ampla cartela de emissoras oferecidas em pacotes da TV por assinatura.

Entre eles estão BandNews e BandSports, canais de notícias e esportes, respectivamente. Há ainda o Arte1, sobre arte e cultura; AgroMais e Terraviva, sobre agronegócios; Sabor & Arte, de gastronomia; Empreender, de empreendedorismo; e SexPrivê, canal de conteúdo erótico.

Recentemente, a Band anunciou investimentos na Rede 21 Sports, ocupado a grade do segundo canal de TV aberta do grupo; no entanto, o projeto foi abortado pouco depois do lançamento.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.