Após perdoar atriz, Globo escala desconhecido para ser mocinho

06/02/2023 às 18h24

Por: André Santana
Imagem PreCarregada
Victor Chapetta / AgNews

Durante anos, a Globo foi alvo de severas críticas por não prezar por um elenco diverso em suas novelas. Basta ver as duas reprises que o canal veicula em sua programação atualmente: Chocolate com Pimenta (2003) e O Rei do Gado (1996) têm poucos atores negros em cena. Esta última, aliás, não tem nenhum ator negro no elenco principal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Victor Chapetta / AgNews

Demorou, mas a emissora finalmente vem dando ouvidos às críticas e prezando pela diversidade em suas produções. O protagonismo negro, enfim, é uma realidade nas novelas da casa. Porém, a atitude tardia esbarra em uma dificuldade: a falta de estrelas negras em seu cast.

Afinal, a emissora passou anos sem dar espaço a artistas negros, que ficaram relegados a coadjuvantes ou figurantes. Por isso, “formou” poucas estrelas negras. Taís Araujo, Camila Pitanga e Lázaro Ramos conseguiram furar esta bolha e se tornaram exceções à “regra”. Sendo assim, para suprir esta demanda, a emissora vem buscando novos nomes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre eles, o ator Diogo Almeida, escalado para viver o mocinho da próxima novela das seis, Amor Perfeito. Ele formará par com Camila Queiroz, de volta à casa após a ruidosa saída durante os trabalhos de Verdades Secretas 2 (2021).

Protagonismo

Amor Perfeito - Camila Queiroz e Diogo Almeida

Bob Paulino / Globo

Em Amor Perfeito, novela de Duca Rachid e Julio Fischer, Diogo Almeida viverá o médico Orlando, par romântico da protagonista Marê (Camila Queiroz). Os dois se apaixonarão perdidamente, mas o romance será atrapalhado por Gilda (Mariana Ximenes), a vilã da história. Marê chega a ter um filho de Orlando, mas o rapaz vai embora sem saber da existência do herdeiro.

LEIA TAMBÉM:

Apesar de não ser conhecido do grande público, Diogo Almeida já participou de algumas produções na TV, como Duas Caras (2007), Promessas de Amor (2009) e Brasil Imperial (2020). O ator conquistou o personagem principal de Amor Perfeito ao ser submetido a vários testes.

A Globo optou por um rosto não muito conhecido para protagonizar a trama justamente pela busca de diversidade em seu elenco. A emissora queria um ator negro para o papel e, por isso, apostou suas fichas no rapaz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Indefinição

Diogo Almeida

Reprodução / Facebook

Chama a atenção a demora da Globo em definir os protagonistas de Amor Perfeito. Para viver Marê, por exemplo, a emissora cogitou nomes como Alanis Guillen e Isabelle Drummond, até acertar o passo com Camila Queiroz.

Já para Orlando, a busca foi ainda mais demorada, já que o canal queria um lançamento. O Notícias da TV chegou a informar que Elzio Vieira, de Segunda Chamada (2019) e As Five (2023), era o escolhido para o papel. Porém, a Globo e o próprio ator negaram a escalação.

A dificuldade demonstrada em definir o elenco principal de Amor Perfeito, então, pode ser creditada a dois motivos: o fim dos contratos de longo prazo da Globo com atores, que faz com que a emissora fique “refém” da agenda dos artistas; e a já citada falta de estrelas negras na TV, o que leva o canal a apostar em novos atores (neste caso, uma coisa boa, já que abre espaço para novos talentos).

Diversidade na tela

Sheron Menezzes - Vai na Fé

João Miguel Júnior / Globo

Além de Diogo Almeida em Amor Perfeito, a Globo tem alçado outros atores negros a estrelas de novelas de seus demais horários. Na faixa das nove, por exemplo, Bárbara Reis viverá Aline, a mocinha de Terra Bruta (título de trabalho). Ano passado, a atriz se destacou como Débora, de Todas as Flores.

Já na faixa das sete, a atriz Sheron Menezzes, eterna coadjuvante das novelas da Globo, finalmente responde por uma protagonista, a Sol em Vai na Fé. Seu par romântico é Samuel de Assis, ator negro experiente, mas pouco requisitado em novelas. Ele interpreta o mocinho Ben na trama de Rosane Svartman.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.