Após perdoar atriz, Globo escala desconhecido para ser mocinho
06/02/2023 às 18h24
Durante anos, a Globo foi alvo de severas críticas por não prezar por um elenco diverso em suas novelas. Basta ver as duas reprises que o canal veicula em sua programação atualmente: Chocolate com Pimenta (2003) e O Rei do Gado (1996) têm poucos atores negros em cena. Esta última, aliás, não tem nenhum ator negro no elenco principal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Demorou, mas a emissora finalmente vem dando ouvidos às críticas e prezando pela diversidade em suas produções. O protagonismo negro, enfim, é uma realidade nas novelas da casa. Porém, a atitude tardia esbarra em uma dificuldade: a falta de estrelas negras em seu cast.
Afinal, a emissora passou anos sem dar espaço a artistas negros, que ficaram relegados a coadjuvantes ou figurantes. Por isso, “formou” poucas estrelas negras. Taís Araujo, Camila Pitanga e Lázaro Ramos conseguiram furar esta bolha e se tornaram exceções à “regra”. Sendo assim, para suprir esta demanda, a emissora vem buscando novos nomes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre eles, o ator Diogo Almeida, escalado para viver o mocinho da próxima novela das seis, Amor Perfeito. Ele formará par com Camila Queiroz, de volta à casa após a ruidosa saída durante os trabalhos de Verdades Secretas 2 (2021).
Protagonismo
Em Amor Perfeito, novela de Duca Rachid e Julio Fischer, Diogo Almeida viverá o médico Orlando, par romântico da protagonista Marê (Camila Queiroz). Os dois se apaixonarão perdidamente, mas o romance será atrapalhado por Gilda (Mariana Ximenes), a vilã da história. Marê chega a ter um filho de Orlando, mas o rapaz vai embora sem saber da existência do herdeiro.
LEIA TAMBÉM:
● Vingança: Globo usa remake de Vale Tudo para dar o troco no governo
● Após No Rancho Fundo, artista ganha privilégio cada vez mais raro na Globo
● Rejeição: Globo repete maior defeito de suas novelas em Mania de Você
Apesar de não ser conhecido do grande público, Diogo Almeida já participou de algumas produções na TV, como Duas Caras (2007), Promessas de Amor (2009) e Brasil Imperial (2020). O ator conquistou o personagem principal de Amor Perfeito ao ser submetido a vários testes.
A Globo optou por um rosto não muito conhecido para protagonizar a trama justamente pela busca de diversidade em seu elenco. A emissora queria um ator negro para o papel e, por isso, apostou suas fichas no rapaz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Indefinição
Chama a atenção a demora da Globo em definir os protagonistas de Amor Perfeito. Para viver Marê, por exemplo, a emissora cogitou nomes como Alanis Guillen e Isabelle Drummond, até acertar o passo com Camila Queiroz.
Já para Orlando, a busca foi ainda mais demorada, já que o canal queria um lançamento. O Notícias da TV chegou a informar que Elzio Vieira, de Segunda Chamada (2019) e As Five (2023), era o escolhido para o papel. Porém, a Globo e o próprio ator negaram a escalação.
A dificuldade demonstrada em definir o elenco principal de Amor Perfeito, então, pode ser creditada a dois motivos: o fim dos contratos de longo prazo da Globo com atores, que faz com que a emissora fique “refém” da agenda dos artistas; e a já citada falta de estrelas negras na TV, o que leva o canal a apostar em novos atores (neste caso, uma coisa boa, já que abre espaço para novos talentos).
Diversidade na tela
Além de Diogo Almeida em Amor Perfeito, a Globo tem alçado outros atores negros a estrelas de novelas de seus demais horários. Na faixa das nove, por exemplo, Bárbara Reis viverá Aline, a mocinha de Terra Bruta (título de trabalho). Ano passado, a atriz se destacou como Débora, de Todas as Flores.
Já na faixa das sete, a atriz Sheron Menezzes, eterna coadjuvante das novelas da Globo, finalmente responde por uma protagonista, a Sol em Vai na Fé. Seu par romântico é Samuel de Assis, ator negro experiente, mas pouco requisitado em novelas. Ele interpreta o mocinho Ben na trama de Rosane Svartman.