Longe da TV, ex-atriz da Globo perdeu mãe e irmã em enxurrada
29/12/2022 às 14h27
Joana Fomm brilhou em inúmeros papéis, como a Fausta de Bambolê (1987), atualmente em reprise no Canal Viva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A atriz, longe do vídeo há tempos, enfrentou inúmeros percalços ao longo da vida. Especialmente na infância, com relação aos pais.
Origens
Em matéria para a revista IstoÉ Gente, de 19 de julho de 2001, Joana revelou que perdeu a mãe e uma irmã de forma trágica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Minha mãe e uma irmã morreram numa enxurrada quando eu ainda era muito pequena e meu pai me deu para uns tios me criarem. Só aos 13 anos descobri que era filha adotiva. Conheci meu pai verdadeiro bem mais tarde, com 19, 20 anos. É muito difícil desconhecer sua origem, seu início”, lamentou.
O encontro da artista com o pai biológico foi por acaso:
LEIA TAMBÉM:
● Autor de Terra e Paixão deletou atriz que criticou novela: “Nunca mais”
● Após descobrir câncer, astro da Globo questionou Deus: “Por que eu?”
● De volta à Globo, atriz descobriu traição ao vivo pela TV: “Meu mundo caiu”
“Meu pai de criação (Artur Fomm) era jornalista, mas o que gostava mesmo de fazer era ir para os cassinos. Meu pai verdadeiro (José Honório de Almeida) também era jornalista e escritor. Por coincidência, quando o conheci participávamos do mesmo concurso de poesias”.
“De repente me vi com várias mães: a que me criou, a mulher do meu pai que se dizia minha mãe, a mãe do meu pai também e a mãe que tinha morrido. Era chato ter de explicar tudo para as pessoas. Me falavam ‘vi sua mãe’ e eu não sabia qual”, completou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mercado de trabalho
Nos últimos anos, Joana Fomm acumulou pequenas participações. Após enfrentar problemas de saúde, ela pediu por emprego nas redes sociais. Tempos depois, a artista foi escalada para Malhação – Pro Dia Nascer Feliz (2016). Além de Apocalipse (2017), na Record, Joana também esteve na temporada 2019 de Sob Pressão.
“A carreira artística é muito difícil. São muito altos e baixos. Mas eu tenho consciência que fiz trabalhos lindos e importantes na TV, no cinema e no teatro. Sinto que as oportunidades de trabalho vão rareando”, enfatizou a atriz em 2019, numa entrevista ao portal Gshow.
Por onde anda Joana Fomm?
Aos 83 anos – 60 deles dedicados à arte –, Joana Fomm vive com o filho no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro. O trabalho mais recente foi Fervo (foto acima), filme dirigido por Felipe Joffily, no qual atua ao lado de nomes como Felipe Abib, Georgiana Góes, Paulo Vieira e Renata Gaspar.
“Sinto muita falta de trabalhar e quero poder sair de novo”, declarou Joana ao jornal Extra, em junho do ano passado, em meio às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.