Viva bate o martelo e define novela que vai substituir Caminho das Índias
23/01/2023 às 6h11
O Canal Viva já definiu duas das novelas que serão exibidas em 2023. Corpo Dourado (1998) substituirá Coração de Estudante (2002) às 12h40. Já para a vaga de Caminho das Índias (2009), às 23h, o Viva escalou Senhora do Destino (2004).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A trama de Aguinaldo Silva, estrelada por Susana Vieira e Renata Sorrah, tem estreia prevista para o dia 13 de março. Além do horário principal, o folhetim será reapresentado às 13h30 do dia seguinte e aos domingos, em esquema de maratona, a partir das 19h.
Clássico
A novela vive no imaginário popular graças ao sucesso da vilã Nazaré Tedesco, interpretada com maestria por Renata Sorrah. A malvada preferida do público desencadeou reações positivas nas redes sociais; vários usuários celebraram a escolha do Canal Viva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O enredo acompanha Maria do Carmo (Carolina Dieckmann / Susana Vieira), que deixa o Nordeste após ser abandonada pelo marido. Ela parte para o Rio de Janeiro, em busca de uma vida melhor, ao lado dos cinco filhos.
Do Carmo chega à Cidade Maravilhosa no dia em que o governo militar decreta o AI-5, que endureceu a repressão sobre o povo e os opositores do regime. Em meio à confusão, Nazaré (então Adriana Esteves) rouba a pequena Lindalva.
LEIA TAMBÉM:
● 56 anos depois: Globo quebra tabu histórico para definir fila de novelas das sete
● Resumo Roque Santeiro: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
● Resumo Cara e Coroa: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
A prostituta pretende usar a criança para prender o amante José Carlos (Tarcísio Filho / Tarcísio Meira). Ela batiza a menina como Isabel. Anos depois, Cláudia (Leandra Leal) começa a desconfiar da história sobre a irmã (também Carolina Dieckmann), enquanto Maria do Carmo busca pela filha.
Êxito incontestável
Sucesso retumbante de audiência, Senhora do Destino chegou ao fim com inimagináveis 50,4 pontos na Grande São Paulo. Em seus últimos capítulos no horário nobre da Globo, a trama de Aguinaldo Silva chegou a bater 60 pontos, com direito a 65 no episódio final.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pior marca do folhetim foi na véspera do Natal de 2004, quando anotou 34 de média – índice que nem mesmo Pantanal, fenômeno recente da faixa, conquistou com facilidade.
A obra foi resgatada no Vale a Pena Ver de Novo em duas ocasiões. A primeira, em 2009, padeceu com as interferências do Ministério da Justiça; a Globo precipitou o término para evitar problemas com a Classificação Indicativa. A de 2017, sem a ação da tesoura, foi a mais longe reprise da sessão: 195 capítulos.
Rainha dos memes
Quase 20 anos após a estreia, e cinco da última reapresentação, Senhora do Destino segue em alta nas redes sociais. Vídeos e gifs de Nazaré dominam as redes sociais. O meme Nazaré Confusa fez fama até no exterior.
Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Renata Sorrah demonstrou alegria com o êxito da personagem.
“Acho interessante, os memes da Nazaré foram transformadores para mim. [O perfil] ‘Nazaré Amarga’ tem 8 milhões de seguidores!”, pontuou.
“Eu estava no Festival de Curitiba com uma peça incrível [Preto], ganhando vários prêmios. Aí, passei num bar de jovens, que falaram ‘olha lá, a mulher dos memes’. Não era nem ‘a atriz’”, contou, aos risos.