Fogo amigo: concorrência interna prejudica escolha de novelas do Viva
26/12/2022 às 12h30
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Simpática novela das sete da Globo exibida em 2001, Um Anjo Caiu do Céu estava cotada para ganhar uma reapresentação no Canal Viva. Com isso, a trama de Antonio Calmon, que sempre foi muito pedida para o Vale a Pena Ver de Novo, seria reprisada pela primeira vez na TV.
Porém, não será agora que a saga de João Medeiros (Tarcísio Meira) e o anjo Rafael (Caio Blat) ganhará as telinhas novamente. A expectativa era que Um Anjo Caiu do Céu substituísse Coração de Estudante na faixa das 12h40, mas o Viva acaba de confirmar: Corpo Dourado (1998), também de Calmon, será a próxima reprise do horário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo considerando que essas trocas são comuns, não deixa de ser curioso que a reprise de Um Anjo Caiu do Céu tenha “caído” pouco tempo depois do folhetim ter sido disponibilizado, na íntegra, pelo Globoplay, através do projeto Resgate. Aparentemente, há uma “concorrência” entre o canal pago e o streaming da Globo.
Nostalgia
Antes do Globoplay ser lançado, a esperança do noveleiro em rever uma novela ignorada pelo Vale a Pena Ver de Novo estava depositada no Viva. O canal, com uma programação que bebe da fonte da nostalgia, tornou-se um oásis para os fãs de um bom clássico.
LEIA TAMBÉM:
● Fim da linha: três programas que não vão voltar mais ao ar
● Xuxa, Esqueceram de Mim e mais: 7 tradições de Natal da TV brasileira
● SBT volta ao passado, tira novela do ar e bota Chaves no horário nobre
Desde 2010, quando foi criado, o Viva tem oferecido um cardápio variado. O canal reprisou clássicos incontestáveis, como Vale Tudo (1988) e Roque Santeiro (1985), mas também trouxe de volta novelas que dificilmente ganhariam espaço nas tardes da TV Globo, como O Dono do Mundo (1991, foto) ou Paraíso Tropical (2007).
Ou seja, tanto um grande sucesso quanto um “cult” poderiam ter espaço por lá…
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Canibalização”
No entanto, quando o Globoplay lançou o projeto Resgate, a “missão” do Viva se diluiu. Afinal, a plataforma resgata clássicos, mas também tramas menos badaladas, porém com muitos fãs. Kubanacan (2003) é um exemplo: não é considerada um êxito, mas tem fãs ardorosos.
Globoplay e Viva criaram um tipo de “sinergia” neste contexto, já que tramas reprisadas no canal pago costumam ser lançadas no projeto Resgate pouco tempo depois. Mas o contrário já não é tão comum: o Viva não lança uma novela que foi resgatada recentemente pelo Globoplay.
Neste caso, uma plataforma “canibaliza” a outra.
Descompasso
Assim, parece que o Viva não vê muito sentido em relançar uma novela que acaba de ganhar uma grande campanha de relançamento no Globoplay. Afinal, pode parecer que a “novidade” do Viva não é tão nova assim.
Em suma: pra que lançar Um Anjo Caiu do Céu, se a trama acaba de ser disponibilizada com pompa no streaming? Já Corpo Dourado tem mais cara de novidade, pois entrará no Globoplay apenas quando concluída a exibição no Viva.
Globoplay e Canal Viva estão disputando a tapa a atenção do mesmo público. E isso tem se refletido na escolha dos títulos a serem resgatados…