Saiba o que aconteceu com o ator que fez Fausto em O Rei do Gado
13/11/2024 às 13h54
Em O Rei do Gado (1996), o ator Jairo Mattos (foto abaixo) interpreta o Dr. Fausto, advogado de Geremias Berdinazi (Raul Cortez), homem que conhece todo o passado do “rei do café e do leite”. Ele foi o grande aliado do fazendeiro na busca pelo irmão e responsável por descobrir uma maneira para que sua fortuna não seja entregue ao governo após sua morte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ator que foi galã na década de 1990, Jairo Mattos sumiu das telinhas ao priorizar os trabalhos no teatro, campo em que foi consagrado e sempre preferiu trabalhar. Recentemente, o ator esteve na novela Gênesis (2021), da Record.
Assassinado
A participação do ator em O Rei do Gado durou pouco mais de um mês, pois o personagem é misteriosamente assassinado no capítulo 39 da trama de Beneidto Ruy Barbosa. Esse foi o motivo para ele ter aceitado o convite para a novela, pois queria dar um tempo da TV.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Televisão não me interessa muito. Ela exige muito tempo, e eu sou um ator que gosta mais de teatro. Só aceitei porque o (diretor) Luiz Fernando Carvalho estava envolvido, a história e o personagem eram interessantes e era apenas uma participação. Não devo voltar à TV tão cedo”, revelou ao Jornal O Globo, em 21 de julho de 1996.
É por meio dele que surge Rafaela (Glória Pires), jovem que finge ser sobrinha do fazendeiro. A “falsa Marieta” e Fausto se unem para passar a mão na fortuna de Geremias. Porém, o tipo é logo assassinado na trama, e o nome do responsável pela morte do personagem só vem à tona no capítulo 136, quando Geremias confessa ser o autor do crime.
LEIA TAMBÉM:
● Autor de Terra e Paixão deletou atriz que criticou novela: “Nunca mais”
● Após descobrir câncer, astro da Globo questionou Deus: “Por que eu?”
● De volta à Globo, atriz descobriu traição ao vivo pela TV: “Meu mundo caiu”
Carreira
DivulgaçãoA estreia do ator foi na minissérie Boca do Lixo (1990), na qual interpretou um recepcionista de hotel. Mas foi em Barriga de Aluguel (1990) que ele ganhou destaque na Globo, vivendo Tadeu Lima Junqueira.
Desde então, esteve no elenco das novelas O Dono do Mundo (1991), Felicidade (1991), Deus Nos Acuda (1992), O Rei do Gado (1996), Por Amor (1997), Celebridade (2003), Bang Bang (2005), Beleza Pura (2007), O Astro (2011) e Avenida Brasil (2012).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na Record, trabalhou como ator em Bicho do Mato e foi diretor de Vidas Opostas, ambas em 2006. Ele voltou à Globo para fazer as novelas Liberdade, Liberdade (2016) e Orgulho e Paixão (2018). Em 2021, voltou à Record, em Gênesis.
Novos rumos
Atualmente com 60 anos, Jairo Mattos mora em São Paulo e segue trabalhando no teatro. Um dos novos trabalhos do ator foi a audiossérie “#Tddvaificar”, que contou com participações de Angela Vieira, Juliana Silveira, Lorena Comparato e Paloma Bernardi.
“Só gravava depois das 20h para não ter barulho ou qualquer tipo de ruído externo. Em um trabalho feito à distância, há uma linha de confiança pela condução do trabalho do ator. É fascinante como deu para trabalhar em conjunto – na fase de leituras – e, depois, de forma individualizada, nas gravações”, afirmou o ator em entrevista à revista Quem, em 8 de novembro de 2020, durante a pandemia.