Após Cara e Coragem, Globo precisa se mexer para evitar novo fracasso

16/11/2022 às 16h15

Por: Dyego Terra
Imagem PreCarregada

Cara e Coragem parece não ter mais jeito. Há seis meses no ar, a trama não subiu em nenhum ponto de virada previsto pela direção da Globo, além de não repercutir nada na internet. Isso aumenta o desafio da emissora para o lançamento de Vai na Fé, próxima novela das sete. A trama irá pegar o horário em baixa e vai precisar de uma grandiosa divulgação, além, é claro, de uma história mais agradável para o público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por conta dessa falta de reação do atual folhetim das sete, a Globo já parece ter virado o foco para a sua futura trama da faixa. Vai na Fé já conta com matérias no G1, que não perdem a oportunidade de contar a sua história e divulgar os seus personagens, tudo para fazer o drama funcionar. Diferentemente da trama de Claudia Souto, que é considerada um caso perdido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Protagonista guerreira e sofredora

“Vai na Fé!, vai dar certo!”, é assim que começa uma matéria do GShow para justificar a luta diária da protagonista Sol (Sheron Menezes). Mas a frase podia claramente ser um desejo da produção da trama e da direção do canal para que o folhetim obtenha o sucesso e consiga subir os índices da história atual.

LEIA TAMBÉM:

E, por falar na protagonista, ela é a típica brasileira que acorda cedo todos os dias em busca de uma vida melhor para sua família. Guerreira, mulher de fé, ela sai do bairro de Piedade, no Rio de Janeiro, para o centro da cidade, onde vai vender quentinhas e, assim, ganhar a vida. Sua luta diária, com muita determinação, irá levar o enredo da novela.

Vale dizer que o telespectador costuma idolatrar mocinhas guerreiras, lutadoras e sofredoras que usam a dor para darem a volta por cima e se fazerem pessoas importantes. Um exemplo é o caso da Ana Francisca (foto acima), de Chocolate com Pimenta (2003), em exibição na faixa de reprises do canal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vai na Fé tem o típico enredo que o público compra e que costuma funcionar, ou seja, a Globo já tem esse ponto ao seu favor.

Ingredientes para emplacar

Além da internet, a Globo precisa apostar em uma divulgação maciça também na televisão e em outras mídia, assim como realizar um trabalho superior ao feito com Cara e Coragem (foto acima). Desta forma, o canal estaria com meio caminho andado para que a nova trama das sete cumpra com o esperado e seja uma promessa que não fique apenas no papel. É o milagre que a Globo espera para o horário, que capenga como nunca.

Talvez a emissora já tenha entendido e – muito por isso – o folhetim já tenha diversas matérias de divulgação no GShow, dois meses antes de sua estreia.

“Temos uma história cheia de conflitos, humor, romance, e que trata de temas contemporâneos que atravessam a vida de todos os personagens: desde os mais jovens aos mais vividos. São dramas que devem entreter, emocionar, fazer a gente torcer e pensar. Nessa novela, temos personagens que acertam e erram, aprendem e erram de novo, mesmo tentando acertar. São personagens humanos, imperfeitos, como nós. E a obra fala da esperança, da fé e de seguir em frente mesmo em meio às adversidades, acreditando num futuro melhor”, definiu a autora da obra, Rosane Svartman.

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.