No dia 8 de outubro de 1973, estreava a primeira versão da novela Os Ossos do Barão (Globo).

Jorge Andrade uniu duas de suas peças teatrais para conceber esta trama, estrelada por Lima Duarte e Paulo Gracindo – também presentes na novela anterior, O Bem-Amado. Em discussão, a ascensão social do imigrante italiano Egisto Ghirotto (Lima). Para conquistar prestígio social, ele adquire as propriedades do barão de Jaraguá (incluindo seus ossos). É uma tentativa de tornar seu filho Martino (José Wilker) digno de Isabel (Dina Sfat), neta de Antenor (Gracindo), descendente do barão.

No dia 8 de outubro de 1982, terminava a novela Sétimo Sentido (Globo).

Última novela de Janete Clair para o horário das 20h – já adoentada, a autora contou com o auxílio de Silvio de Abreu para redigir os capítulos finais. Em vidas passadas, Maria Pia salvou a vida de Luciana. A dívida de gratidão veio a ser cobrada em outra encarnação: o espírito de Priscila Capricce (Maria Pia) se apossa do corpo de Luana Camará (Luciana) para buscar sua filha desaparecida. Regina Duarte se desdobrou para dar vazão a todas as facetas de Luana / Priscila. O grande clímax: sob influência de Priscila, Luana se casa com Tião Bento (Francisco Cuoco), seu inimigo.

No dia 8 de outubro de 1984, estreava a minissérie Rabo de Saia (Globo).

Projeto do núcleo de Walter Avancini – concebido a partir do livro Pensão Riso da Noite: Rua das Mágoas –, Rabo de Saia narra as desventuras do caixeiro-viajante Quequé (Ney Latorraca), que mantém três famílias em diferentes cidades. Com Eleuzinha (Dina Sfat), em Pernambuco, extravasa sua porção mais liberal; com Santinha (Lucinha Lins), em Alagoas, uma relação de recato e pudor; com Nicinha (Tássia Camargo), em Sergipe, se sente um garoto. Eis que Santinha descobre a poligamia; denunciado, Quequé vai para a cadeia. Mas logo tudo volta a ser como antes…

No dia 8 de outubro de 1990, estreava a minissérie La Mamma (Globo).

Desesperada ao saber que seu filho conquistador, Manfredo (César Filho), será recebido a tiros pelo Clube dos Cornos da pacata Bom Jesus da Mooca, Mamma (Dercy Gonçalves) articula um plano para salvá-lo: casa o rapaz com Soninha (Cristina Bethencourt). O problema é que Manfredo não consegue consumar o matrimônio, obrigando Mamma a aprontar mais uma das suas, para atestar a “macheza” do rebento. Augusto César Vannucci e Paulo Figueiredo responderam pelo roteiro e direção desta produção, que teve em Dercy seu maior destaque.

No dia 8 de outubro de 1996, estreava o jornalístico First Class (SBT).

Das eleições municipais até a volta de Maria Bethânia aos palcos; dos ministros de Fernando Henrique Cardoso à performance de Demi Moore no recém-lançado Striptease. Estes foram os temas do primeiro First Class, ancorado por Marília Gabriela, tendo Augusto Nunes e José Simão como debatedores fixos e Carlos Heitor Cony como convidado do dia. A atração, extinta em fevereiro de 2002, rendeu processo: o título First Class era empregado numa espécie de revista eletrônica exibida na Gazeta.

No dia 8 de outubro de 2018, estreava o programa Tricotando (RedeTV!).

No dia 8 de outubro de 2019, terminava a oitava temporada do programa The Voice Brasil (Globo).

No dia 8 de outubro de 2019, estreava a série Segunda Chamada (Globo).

No dia 8 de outubro de 2020, estreava o programa Minha Receita (Band).

Compartilhar.