Gaveta: sucesso de Pantanal não garante nova novela para autor
30/10/2022 às 17h45
Após ter adaptado – com bastante repercussão – o texto de Pantanal, escrito por Benedito Ruy Barbosa em 1990, Bruno Luperi, neto do consagrado novelista, iria retornar ao vídeo para levar ao ar o texto de Arroz de Palma, que seria uma das próximas tramas da faixa das seis da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, após sucessivos adiamentos, a produção acabou sendo cancelada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sucessivos adiamentos
Com o êxito do remake de Pantanal, que foi adaptado por Bruno Luperi, a Globo programou o texto de Arroz de Palma para que fosse ao ar substituindo Além da Ilusão, trama que marcou a estreia de Larissa Manoela na emissora em agosto deste ano.
LEIA TAMBÉM:
● Resumo Volta por Cima: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
● Resumo Mania de Você: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
● Resumo Garota do Momento: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
Arroz de Palma é um projeto antigo dentro da Globo, cuja sinopse foi aprovada em 2017 e acabou sendo adiada pelo canal diversas vezes.
O texto é baseado na obra de Francisco Azevedo e seria adaptado por Bruno e sua mãe, Edmara Barbosa, filha de Benedito – que, por sua vez, supervisionaria a produção. Na época, o projeto estava cotado para suceder Tempo de Amar (2017), mas não saiu do papel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que pesou a favor do breve retorno de Bruno à redação de uma novela foi a boa avaliação da diretoria de Entretenimento da Globo, que o considerou um autor bem-organizado e ágil, por ele já ter entregue todos os capítulos do remake de Pantanal, que foi ao ar de março a novembro deste ano.
Trama principal
Arroz de Palma tem como narrador o personagem Antônio, que, aos 80 anos, prepara um grande banquete para festejar o centenário do matrimônio de seus pais: José Custódio e Maria Romana, que se casaram em Viana do Castelo (foto acima), Norte de Portugal, em 1908.
“Terminada a cerimônia, o arroz que desaba sobre os noivos é torrencial, chuva branca que não para. O cortejo segue em festa pelo vilarejo, mas a romântica Palma permanece ali, feliz com todo aquele arroz espalhado pelo adro da igreja”, segundo diz a descrição do livro.
Seus irmãos, também octogenários como ele, e todos os seus descendentes, comparecem à celebração. É a partir das lembranças de Antônio que o enredo é desenvolvido.
Já o arroz aparece na trama como elemento de realismo fantástico, servindo como fio condutor, uma vez que ele é simbólico para o folhetim, pois todas as disputas, conflitos, dramas e alegrias da família de Antônio vão girar em torno do alimento.
A ideia é desenvolver esse encantamento de forma sutil, do mesmo jeito que foi abordado em Pantanal com os personagens Velho do Rio (Osmar Prado), Juma (Alanis Guillen) e Trindade (Gabriel Sater).
Novela engavetada
No entanto, se depender da Globo, o sonhado projeto de Edmara Barbosa e Bruno Luperi vai continuar engavetado.
Duh Secco, editor-chefe do TV História, divulgou, em 25 de agosto deste ano, que a novela não está cotada para vir ao ar neste momento, conforme foi divulgado na internet.
Tudo que se sabe até agora é que a próxima atração que substituirá Mar do Sertão é Amor Perfeito, de Duca Rachid e Júlio Fischer, que tem sua estreia programada para março de 2023.
A novela que virá na sequência já está definida, mas nada indica que será Arroz de Palma. Ou seja, teremos que aguardar algum comunicado oficial da emissora em relação ao assunto.