Saiba como está a atriz que fez Idalina, a vilã de Força de um Desejo
29/10/2022 às 15h45
Recém-chegada ao Viva, Força de Um Desejo traz de volta às telinhas nomes de peso como Nathalia Timberg, que interpretou a grande vilã da novela de Gilberto Braga e Alcides Nogueira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A atriz deu vida à Idalina Menezes de Albuquerque Silveira, mãe da baronesa Helena (Sônia Braga) e que era casada com Leopoldo (Cláudio Correa Castro), integrante de uma família nobre e a mais poderosa da região nos tempos do café.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vilã maquiavélica
LEIA TAMBÉM:
● Após perder tudo, vencedor do BBB teve parte do corpo amputada
● Garotos que brilharam em Da Cor do Pecado seguiram rumos opostos na TV
● Com quase 60 anos, Helena Ranaldi leva vida discreta longe da TV
Sem nenhum escrúpulo e muito dissimulada, Idalina sonhava em ver um dos netos casados com Alice (Lavínia Vlasak), filha de Higino, o principal inimigo da família. Tudo isso para ter de volta o seu patrimônio perdido.
E não foi apenas em Força de um Desejo que a atriz viveu uma mulher má. Nathalia já havia interpretado outras vilãs em As Bruxas (1970) e em Rosa dos Ventos (1973), ambas da extinta TV Tupi, e em A Sucessora (1978), da Globo, onde fez de tudo para afastar o casal de protagonistas interpretados por Susana Vieira e Rubens de Falco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Eu dou um registro forte aos personagens, tanto na voz, quanto na imagem. E como o vilão precisa ser forte, isso pesa na escolha, não é?” São mulheres más que ficaram na memória do público. “O antagonista, quando é bom, leva a trama, porque se não há obstáculos a transpor, as coisas não acontecem, a história não avança”, disse a atriz ao Memória Globo.
Parceria com Gilberto Braga
Foi Gilberto Braga quem deu a ela a maioria dos seus papéis mais memoráveis na teledramaturgia brasileira. A parceria se iniciou em Vale Tudo (1988), onde Nathalia viveu Celina Junqueira, irmã da icônica Odete Roitman (Beatriz Segall). Era ela quem cuidava dos filhos e gerenciava a casa da família no Rio de Janeiro.
Em seguida, a veterana esteve em O Dono do Mundo (1991) e Força de Um Desejo (1999), ambas novelas em que interpretou uma vilã. Além disso, a atriz esteve em Celebridade (2003) e Insensato Coração (2011).
O maior destaque recente de Nathalia foi em Babilônia (2015), onde deu vida à personagem Estela, que formava um casal com Teresa (Fernanda Montenegro). O par de lésbicas octogenárias protagonizou o polêmico beijo no primeiro capítulo, fato que marcou a novela e foi o estopim para o seu fracasso, recebendo inúmeros ataques conservadores.
Por onde anda Nathalia Timberg, a Idalina de Força de um Desejo?
Nascida em 5 de agosto de 1929, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), Nathalia vem de uma família com origens holandesa e belga e nunca teve filhos.
Estreou na TV em 1956, no Grande Teatro Tupi, exibido pela extinta emissora. Desde então, tem passagens pela também extinta TV Manchete, Band, Record e Globo, onde estreou na novela Um Rosto de Mulher, em 1965.
Seus últimos trabalhos na televisão foram em duas novelas de Walcyr Carrasco: O Outro Lado do Paraíso (2017), onde fez uma participação especial como Beatriz de Sá Junqueira – uma das pessoas responsáveis por ajudar Clara (Bianca Bin) em sua vingança – e A Dona do Pedaço (2019), onde interpretou a dondoca Gladys.
Atualmente com 93 anos, Nathalia ainda esteve no elenco da quarta temporada da série Sessão de Terapia, exibida pelo GNT e protagonizada por Selton Mello.
Em Força de Um Desejo, é possível apreciar o seu trabalho de segunda à sábado, às 15h30 – com reprise às 23h45.