Cidades históricas: saiba onde foi gravada Força de um Desejo

26/10/2022 às 12h15

Por: Diego Falcão
Imagem PreCarregada

Força de Um Desejo é uma novela de Alcides Nogueira e Gilberto Braga que foi estrelada por Malu Mader e Fábio Assunção. A história de época ambientada no século XIX voltou ao canal Viva na última segunda-feira (24), substituindo Alma Gêmea.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exibida originalmente na faixa das seis entre maio de 1999 e janeiro de 2000, a novela ganhou uma reapresentação em 2005 no Vale a Pena Ver de Novo, seção que resgata pela terceira vez O Rei do Gado, que deve ir ao ar no fim do mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O elenco reúne ainda Cláudia Abreu, Denise Del Vecchio (a intérprete da assassina em série Bárbara, mulher de Higino), Marcelo Serrado, Cláudio Corrêa e Castro, Reginaldo Faria, Paulo Betti, Helena Fernandes, Daniel Dantas, Dira Paes, o casal Flávio Galvão e Eliana Guttman, Ângelo Paes Leme, entre muitos outros.

LEIA TAMBÉM:

Onde foi gravada A Força de Um Desejo?

Os primeiros capítulos da novela foram gravados no Teatro Municipal de Niterói e contou com a participação de 100 figurantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A trama também teve cenas gravadas na praia de Grumari, no Alto da Boa Vista e no Forte São João, na Urca, alguns dos principais pontos turísticos cariocas.

A equipe de cenografia da Globo estudou detalhes arquitetônicos de cidades históricas de Minas Gerais, como Outro Preto e Tiradentes. Fazendas centenárias de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo serviram como referências para os cenários das fazendas de Ouro Verde, do barão Henrique Sobral (Reginaldo Faria), e de Morro Alto, de Higino Ventura (Paulo Betti).

Uma antiga estação de trem, próxima à cidade de Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, foi adaptada para servir de cenário para as gravações da inauguração da estrada de ferro Rio-Vassouras.

A cenografia também aproveitou na novela parte das estruturas usadas na minissérie Chiquinha Gonzaga (1999).

Qual é a história da novela Força de Um Desejo?

Henrique Sobral (Reginaldo Faria), um fazendeiro com ideias abolicionistas, é pai biológico de Inácio (Fábio Assunção) e pai de criação de Abelardo (Selton Mello) – que é filho legítimo de Higino (Paulo Betti) e, por isso, é menosprezado pelo patriarca.

Apesar de ser o preferido do pai, Inácio se cansa de ver Sobral maltratando a mulher e decide ir estudar no Rio de Janeiro. É na capital que o rapaz conhece a dona de bordel Ester (Malu Mader) e acaba iniciando um namoro com a jovem.

Mas, no caminho do casal, está Idalina, vilã interpretada por Nathalia Timberg que faz de tudo para aproximar Inácio de Alice (Lavínia Vlasak), já que é contra o namoro dele com Ester. Já nas fazendas, Helena (Sônia Braga), mulher de Sobral, desperta novamente o interesse do seu ex, Higino.

Depois da morte de Helena e de uma armação de Idalina contra Inácio, os caminhos de Ester e Sobral se cruzam. Já na reta final, o assassinato de Sobral faz seu filho, Inácio, então noivo de Alice, ser apontado como o criminoso. Vale destacar que outra morte que movimenta a trama é a de Higino.

Mais curiosidades

A música de abertura era Tema para Ana, uma valsa inédita composta por Tom Jobim para sua mulher pouco antes de morrer, em 1994. A canção tinha arranjo do maestro Jaques Morelenbaum e execução da Orquestra Sinfônica Brasileira, com o pianista Cristóvão Bastos como solista.

A novela colecionou elogios em sua exibição original, na Globo, entre 1999 e 2000, mas não conseguiu fisgar o grande público. Teve uma média de 25 pontos de audiência, de acordo com dados do Ibope, um índice baixo para os padrões das 18h na época.

“Força de um Desejo é uma das novelas mais bonitas que a Globo produziu até hoje. Mas acho que houve um erro de programação. Não era propriamente uma trama para as 18h. Talvez fosse para as 19h, ou até para as 20h”, declarou Alcides Nogueira.

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.