18 de maio na história da TV: em 2004, Casos de Família estreava no SBT

18/05/2021 às 0h05

Por: Fabio Marckezini
Imagem PreCarregada

Confira os principais fatos que aconteceram no dia 18 de maio na história da televisão brasileira:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 18 de maio de 1969, terminava a novela Um Gosto Amargo de Festa (Tupi).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O enredo era centrado na figura de Rogério (João Paulo Adour), rapaz que seduzia diversas mulheres, sem nunca se envolver com ninguém. A produção recrutou um elenco feminino de peso: Camila Amado, Joana Fomm, Pepita Rodrigues, Renata Sorrah e Rosita Tomaz Lopes, entre outras. Também contava com Carlos Vereza e Ítalo Rossi, este último responsável pela direção, em parceria com Mário Brasini.

No dia 18 de maio de 1970, estreava a novela A Gordinha (Tupi).

LEIA TAMBÉM:

Nicette Bruno vivia Mônica, uma espevitada mocinha do interior que se candidatava a um emprego numa grande loja de departamentos. A emissora usou como locação a filial da icônica Sears, em Água Branca, São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


No dia 18 de maio de 1970, estreava a novela As Bruxas (Tupi).

No elenco, Walmor Chagas, Nathália Timberg, Cláudio Corrêa e Castro, Maria Isabel de Lisandra, entre outros. A trama teve problemas com a censura, que não curtiu o debate sobre psicologia proposto por Ivani Ribeiro. Também não alcançou a audiência esperada ao concorrer com Irmãos Coragem, um dos maiores sucessos da Globo.

No dia 18 de maio de 1981, estreava a primeira versão da novela Ciranda de Pedra (Globo).

O romance de Lygia Fagundes Telles adaptado por Teixeira Filho contava a história de Laura (Eva Wilma), uma mulher que amava a arte mas sofria nas mãos do marido, Natércio Prado (Adriano Reys), um homem rico e tradicional. Norma Blum, Armando Bógus, Lucélia Santos, Ana Lucia Torre, entre outros, fizeram parte do elenco da trama.

No dia 18 de maio de 1997, estreava o programa Tempo de Alegria (SBT).

Programa de auditório apresentado por Celso Portiolli, era exibido aos domingos dentro do Programa Silvio Santos. Em 1998, Celso dividiu o comando da atração com Otávio Mesquita.

No dia 18 de maio de 2004, estreava o programa Casos de Família (SBT).

Inicialmente apresentado por Regina Volpato, trazia ao palco temas do cotidiano, abordando os problemas com a ajuda de profissionais. Em 2009, Christina Rocha ficou no comando do programa, trazendo uma linguagem mais popular à atração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 18 de maio de 2004, estreava a novela Seus Olhos (SBT).

Trama adaptada de texto mexicano, foi estrelada por Carla Regina, Petrônio Gontijo, Juan Alba, Thierry Figueira e Françoise Forton, entre outros. O melhor deste folhetim, que marcou a retomada das adaptações do SBT após um hiato de meses, foi a ambientação nos anos 80 e 90, na primeira e segunda fase, além da abordagem da exploração do trabalho infantil, através da assistente social Norma (Bete Coelho).

No dia 18 de maio de 2010, estreava a novela Ribeirão do Tempo (Record).

Novela de Marcílio Moraes, retratava duas tramas que corriam em paralelo: a construção de um resort que causaria um grave impacto ambiental na cidade, comandada por Arminda (Bianca Rinaldi), e a desagregação da família de Nicolau (Heitor Martinez).

No dia 18 de maio de 2017, terminava o programa Era uma Vez na História (Band).

Série apresentada pelo ator Dan Stulbach e a historiadora Lilia Schwarcz, contava a história do Brasil de forma documental e com dramaturgia. Foram exibidos apenas quatro episódios.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.