10 de maio na história da TV: em 2004, remake de Cabocla estreava na Globo
10/05/2021 às 0h05
Confira os principais fatos que aconteceram no dia 10 de maio na história da televisão brasileira:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 10 de maio de 1965, estreava a novela Os Quatro Filhos (Excelsior).
Escrita por J. Silvestre, a trama conta a história de Dário (Rodolfo Mayer), que buscava saber qual dos quatro filhos que teve com Isaura (Lídia Costa) não era seu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 10 de maio de 1982, estreava a novela Elas por Elas (Globo).
LEIA TAMBÉM:
● Saiba tudo que aconteceu em 21 de junho na história da TV
● Saiba tudo que aconteceu em 14 de junho na história da TV
● 28 de fevereiro na história da TV: em 1977, terminava Estúpido Cupido
Novela de Cassiano Gabus Mendes, foi um dos maiores sucessos da faixa das sete da emissora na década de 1980. A trama partia do reencontro de sete amigas, vividas por Aracy Balabanian, Esther Góes, Sandra Bréa, Mila Moreira, Eva Wilma, Maria Helena Dias e Joana Fomm, que, apesar de estudarem em turmas diferentes, não se desgrudavam nos momentos de lazer no colégio.
No dia 10 de maio de 1982, estreava a minissérie Avenida Paulista (Globo).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Escrita por Daniel Más e Leilah Assumpção e dirigida por Walter Avancini, a trama, que ocorria na famosa Avenida Paulista, em São Paulo, contava a ascensão e queda de Alex Torres (Antônio Fagundes), que foi usado como testa de ferro de Frederico Scorza (Walmor Chagas), um banqueiro inescrupuloso que acabou descobrindo que Alex foi responsável por desviar dinheiro de seu banco. Dina Sfat, Bruna Lombardi, Wanda Stephânia, entre outros, faziam parte do elenco.
No dia 10 de maio de 1999, saía do ar a Rede Manchete e entrava no ar a TV!, futura RedeTV!.
A Rede Manchete ficou no ar por quase 16 anos, trazendo para a televisão programas marcantes e momentos importantes para a história da televisão brasileira. No início de 1999, a emissora anunciou uma parceria com a Renascer, que acabou em um calote por parte da igreja. Amílcare Dallevo, dono da TV Ômega, mostrou-se interessado na compra da Manchete e se comprometeu a sanar as dívidas e pagar os salários atrasados. E assim terminava a “emissora do ano 2000”, que por fim morreu em 1999.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 10 de maio de 1999, estreava a novela Força de Um Desejo (Globo).
Nesta primorosa produção das 18h escrita por Gilberto Braga e Alcides Nogueira, Malu Mader vivia a cortesã Ester Delamare, apaixonada pelo estudante Inácio (Fábio Assunção), de quem hse separou por conta das intrigas da avó dele, Idalina (Nathalia Timberg). Tempos depois, Ester se uniu a Henrique (Reginaldo Faria), pai de seu amado. Com Cláudia Abreu, Daniel Dantas, Denise Del Vecchio, Isabel Fillardis, Lavínia Vlasak, Louise Cardoso, Marcelo Serrado, Paulo Betti e Selton Mello.
No dia 10 de maio de 1999, estreava o jornalístico Primeira Edição (RedeTV!).
Usando o mesmo cenário e trilha do Jornal da Manchete, o telejornal foi colocado no ar de forma improvisada, mostrando ao público que a Manchete era passado. Cláudia Barthel, Florestan Fernandes, Augusto Xavier estiveram na bancada do primeiro jornal da RedeTV!, que naquela época se chamava apenas TV!.
No dia 10 de maio de 2004, estreava a segunda versão da novela Cabocla (Globo).
Remake da obra de Benedito Ruy Barbosa, a novela contava a história de amor entre Zuca (Vanessa Giácomo) e Luís Jeronimo (Daniel de Oliveira) e a disputa política entre o Coronel Boanerges (Tony Ramos) e o Coronel Justino (Mauro Mendonça).
No dia 10 de maio de 2005, estreava o programa Entrelinhas (Cultura).
Apresentado pela atriz Paula Picarelli, o programa buscava levar ao público, de uma forma acessível, grandes clássicos da literatura e seus autores.