Confira os principais fatos que aconteceram no dia 8 de maio na história da televisão brasileira:

No dia 8 de maio de 1964, terminava a novela Alma Cigana (Tupi).

Escrita por Ivani Ribeiro, a trama contava a história de Estela (Ana Rosa), que de dia era uma freira e à noite se transformava na cigana Esmeralda.

No dia 8 de maio de 1965, terminava a novela Ainda Resta uma Esperança (Excelsior).

Novela escrita por Júlio Atlas, abordava um tema polêmico: com o casamento em ruínas, uma mulher casada decide fazer um aborto. Rosamaria Murtinho e Francisco Cuoco faziam parte do elenco.

No dia 8 de maio de 1969, estreava o programa Mister Show (Globo).

A atração era apresentada por Agildo Ribeiro e tinha como destaque o boneco Topo Gigio, um ratinho falante, que fez muito sucesso na época.

No dia 8 de maio de 1972, estreava a novela Bicho do Mato (Globo).

O texto de Chico de Assis e Renato Corrêa e Castro serviu de base para a trama homônima, exibida pela Record em 2006. A história girava em torno de Juba (Osmar Prado), jovem criado no interior que, após o assassinato dos pais, partiu para a cidade grande em busca de justiça. O folhetim, que marcou a estreia de Débora Duarte, Mário Gomes e Pedro Paulo Rangel na Globo, foi exibida primeiro em Recife (PE) e posteriormente nos demais estados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


No dia 8 de maio de 1974, estreava a novela Fogo Sobre Terra (Globo).

A censura atrapalhou o desenvolvimento deste texto de Janete Clair, concebido para o horário das 20h. O conflito central opunha os irmãos Pedro (Juca de Oliveira) e Diogo Azulão (Jardel Filho): o primeiro era contrário ao progresso “proposto” pelo segundo, engenheiro responsável pela hidrelétrica que acabaria por varrer a cidade de Divinéia do mapa. Dina Sfat e Regina Duarte também participavam: a primeira como a despachada Chica Martins; a segunda, a perturbada Bárbara.

No dia 8 de maio de 1989, estreava a novela Pacto de Sangue (Globo).

Escrita por Regina Braga, a trama das 18h contava a história do escravocrata Queiróz (Carlos Vereza), que adotava um menino negro a pedido de seu filho convalescente; o gesto o aproximou da abolicionista Aimée (Carla Camurati).

No dia 8 de maio de 1999, terminava o programa esportivo Manchete Esportiva (Manchete).

Criado para bater de frente com o Globo Esporte, o programa esportivo diário foi apresentado por nomes como Paulo Stein e Márcio Guedes, entre outros.

No dia 8 de maio de 2000, estreava a novela Marcas da Paixão (Record).

Escrita por Solange Castro Neves, contou com grande elenco: Irene Ravache, Vanessa Lóes, Nathália Thimberg, Domingos Montagner, Lady Francisco, entre outros.

No dia 8 de maio de 2000, estreava a novela Uga Uga (Globo).

A obra de Carlos Lombardi mostrava a inusitada história de Tatuapu (Cláudio Heinrich) – jovem loiro que foi criado por índios após um acidente aéreo na selva – e sua “reintegração” à sociedade. Destaque para os veteranos Lima Duarte e Nair Bello; para o casal Humberto Martins e Vivianne Pasmanter. Ainda, cenas de nudez ousadas para a faixa, com nomes como Danielle Winits, Heitor Martinez e Marcos Pasquim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 8 de maio de 2009, terminava o programa Bom Dia Mulher (RedeTV!).

Programa matutino voltado ao público feminino, ficou no ar por sete anos e teve no comando Ney Gonçalves Dias, Solange Couto, Solange Frazão, Amanda Françozo, Olga Bongiovanni e Keila Lima.

No dia 8 de maio de 2012, estreava a série Fora de Controle (Record).

Série policial que mostrava o trabalho da polícia no Rio de Janeiro, tinha no elenco principal Milhem Cortaz, Rafaella Mandelli e Claudio Gabriel.

No dia 8 de maio de 2014, terminava a série Doce de Mãe (Globo).

Roteiro de Jorge Furtado, dirigido por ele e Ana Luiza Azevedo, Doce de Mãe estreou na telinha como um especial de fim de ano – que rendeu à Fernanda Montenegro, intérprete de Dona Picucha, o Emmy de melhor atriz. Devido ao grande sucesso, ganhou esta temporada de 14 episódios, centrada nos conflitos da matriarca com os filhos, vividos por Louise Cardoso, Marco Ricca, Mariana Lima e Matheus Nachtergaele

No dia 8 de maio de 2015, terminava a novela Alto Astral (Globo).

A novela de Daniel Ortiz, baseada em argumento de Andrea Maltarolli, substituiu Geração Brasil, que não foi bem, recuperando a audiência do horário. Protagonizada por Sergio Guizé (Caíque) e Nathalia Dill (Laura), com Thiago Lacerda (Marcos) como vilão, a trama narrava a trajetória de um médico que tinha como missão espiritual ajudar pessoas e ainda reencontrar e lutar pelo amor de suas vidas passadas. Destaque também para Samantha, paranormal vivida por Cláudia Raia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 8 de maio de 2015, estreava a série Amorteamo (Globo).

Série de Cláudio Paiva, Guel Arraes e Newton Moreno, tinha em seu elenco Johnny Massaro, Arianne Botelho, Marina Ruy Barbosa, Daniel de Oliveira e Letícia Sabatella, entre outros.

No dia 8 de maio de 2016, terminava o programa esportivo Gol: o Grande Momento (Band).

No dia 8 de maio de 2017, estreava a novela Malhação: Viva a Diferença (Globo).

No dia 8 de maio de 2020, estreava o programa Triturando (SBT).

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor