Confira os principais fatos que aconteceram no dia 4 de maio na história da televisão brasileira:

No dia 4 de maio de 1984, terminava a novela Champagne (Globo).

Primeira incursão de Cassiano Gabus Mendes às 20h. O ritmo adotado pelo autor às 19h foi mantido. Num horário mais visado, contudo, Cassiano acabou alvo da Censura Federal, que interveio no roteiro e, obviamente, prejudicou personagens como Antônia Regina (Irene Ravache) e João Maria (Antonio Fagundes). Champagne acabou marcada mesmo por ter perdido para o Carnaval da Manchete.

No dia 4 de maio de 1984, terminava a minissérie Padre Cícero (Globo).

A minissérie, que contava a história do Padre Cícero, foi escrita Aguinaldo Silva e Doc Comparato, com Stênio Garcia no papel principal. Débora Duarte, Diogo Vilela, Carlos Vereza, Cássia Kis, entre outros, também fizeram parte do elenco.

No dia 4 de maio de 1987, estreava a novela Helena (Manchete).

A obra de Machado de Assis já havia sido adaptada pela Globo – em 20 capítulos, com texto de Gilberto Braga, abrindo a faixa das 18h em 1975. Aqui, Mário Prata (autor principal) se permitiu certas ousadias; precipitou, inclusive, a criação do telefone, facilitando a narrativa, centrada no suposto incesto dos meios-irmãos Estácio (Thales Pan Chacon) e Helena (Luciana Braga).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


No dia 4 de maio de 1990, terminava a novela Top Model (Globo).

Novela de Walther Negrão e Antônio Calmon, trazia os dilemas da conquista da fama através da personagem Duda (Malu Mader), modelo de origem humilde que atingiu o sucesso e conheceu um novo mundo. O surfista quarentão Gaspar (Nuno Leal Maia) criou os cinco filhos: Jane Fonda (Carol Machado), Elvis Presley (Marcelo Faria), Ringo Starr (Henrique Farias), Olívia (Gabriela Duarte) e John Lennon (Igor Lage), em uma casa na praia, onde vivenciou o cotidiano adolescente e seus conflitos.

No dia 4 de maio de 1996, terminava a novela Sangue do Meu Sangue (SBT).

Segunda versão da novela, exibida originalmente pela TV Excelsior, foi dirigida por Nilton Travesso e Del Rangel e contou no elenco com Jayme Periard, Tarcísio Filho, Bia Seidl, Lucélia Santos, Lucinha Lins, Jandira Martini, Osmar Prado e Rubens de Falco, entre outros.

No dia 4 de maio de 1998, estreava o jornalístico Fala Brasil (Record).

Inicialmente uma revista eletrônica, levava ao telespectador uma linguagem descontraída e informal, mostrando ao vivo os principais fatos do país e do mundo. Em 1998, o programa era apresentado por Rosana Hermann, Rafael Moreno, Renata Vianello, Duda Seidl, Virgínia Novick, Bob Floriano e Doris Giesse. Hoje, Mariana Godoy e Sérgio Aguiar estão no comando do telejornal matutino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 4 de maio de 1998, estreava a novela Estrela de Fogo (Record).

Folhetim de estreia do autor Yves Dumont, até então responsável por minisséries bíblicas exibidas nos telecultos da emissora. Estrela de Fogo, a cargo da JPO Produção, retratava o campo moderno, com cavalos que valiam milhões, máquinas encarregadas da colheita e até ídolo sertanejo – Ventania (Marcelo Aguiar). O êxito da trama determinou seu esticamento. Habilidoso, Yves manteve ritmo e qualidade.

No dia 4 de maio de 2008, estreava o programa Raul Gil Tamanho Família (Band).

Exibido nas tardes de domingo, o programa seguia os mesmos moldes do Programa Raul Gil, trazendo famosos quadros como “Pra Quem Você Tira o Chapéu” e o “Jogo do Banquinho”, já conhecidos do público. Ficou apenas seis meses no ar.

No dia 4 de maio de 2010, estreava o programa A Liga (Band).

Atração criada pela produtora argentina Eyeworks, proporcionava aos apresentadores viverem de perto a realidade de pessoas comuns, sentindo na pele todo o fato, levando com emoção a história aos telespectadores. O programa teve sete temporadas e contou, na apresentação, com nomes como Thaíde, Rafinha Bastos, Tainá Müller, Cazé Peçanha e Mariana Weickert, entre outros.

No dia 4 de maio de 2013, terminava o programa infantil Bozo (SBT).

Sucesso nos anos 1980, Bozo retornava à grade do SBT ocupando as manhãs de sábado. Jean Santos, antes intérprete de Patatá, da dupla com Patati, encarregou-se do personagem. Com audiência em baixa e altos custos de direitos autorais em dólar, a atração foi suspensa semanas depois; o palhaço acabou alocado no Bom Dia & Cia antes de se despedir em definitivo da tela da emissora.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor