Ator nunca entendeu sucesso do Sai de Baixo: “Programinha de merda”
06/11/2022 às 10h45
Um dos maiores sucessos do humor nos anos 1990 foi o Sai de Baixo, que elevou a audiência das noites de domingo da Globo e tirou o Topa Tudo Por Dinheiro, que Silvio Santos apresentava no SBT, do primeiro lugar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Marisa Orth, Miguel Falabella, Tom Cavalcante, Aracy Balabanian, Luís Gustavo, Claudia Jimenez e Márcia Cabrita, entre outros, fizeram parte do elenco desse humorístico que marcou a história da TV.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, um dos criadores do programa revelou que não entendia o êxito da produção…
Qual é o segredo do sucesso?
LEIA TAMBÉM:
● Após lutar contra câncer, ex-apresentadora do Jornal da Manchete morre aos 65 anos
● Artista de Toma Lá, Dá Cá se recusou a tratar câncer: “Estado terminal”
● Após ser resgatado pela Praça, humorista perdeu luta contra a Aids
Durante o lançamento do Sai de Baixo – O Filme (2019), os envolvidos no longa se reuniram para a grande estreia e participaram de uma coletiva de imprensa, falando de suas expectativas e dos bons momentos do seriado.
Luís Gustavo, um dos responsáveis pela atração, além de intérprete do Seu Vavá, confessou que nunca entendeu o motivo do sucesso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Por que um programinha de merda, mal escrito, fazia tanto sucesso?”, questionou o ator no evento realizado em 12 de fevereiro de 2019.
Marisa Orth, intérprete de Magda, defendeu a qualidade do texto:
“Ah, o texto não era tão ruim assim”.
“A gente brigou, não queria fazer”
Miguel Falabella, contudo, concordou com Luís.
“O texto era [ruim] sim. Tanto que, na hora da leitura do texto da semana, a gente nem pegava o roteiro, só ficava contando histórias do nosso cotidiano”, revelou o eterno Caco Antibes.
Miguel também falou que, logo no início do programa, o elenco não se entendia com o roteiro. Tanto que pensaram em desistir.
“Lembro que a gente brigou, não queria fazer, mas o Daniel Filho [diretor] mandou a gente subir no palco e seguir em frente. Só no terceiro episódio a gente esqueceu o roteiro e começou a improvisar, isso acabou se tornando a grande marca do ‘Sai de Baixo’”, destacou.
No final da coletiva, Luís Gustavo acabou respondendo o questionamento que ele mesmo fez, sobre o êxito do humorístico junto à audiência, mesmo depois de tantos anos fora da grade da Globo.
“Ontem, eu vi o filme como um espectador e finalmente entendi. É muito engraçado para quem está de fora”, sentenciou.
O destino poderia ter sido diferente
A Globo foi certeira em colocar no ar o Sai de Baixo. O projeto do programa, no entanto, não foi feito para a emissora carioca – e sim para uma rival! Criado por Daniel Filho e Luís Gustavo, a ideia foi levada ao SBT.
O primeiro esboço da atração já contava com Marisa Orth, Claudia Jimenez e o próprio Luís Gustavo. Os três, na época, estavam fora da Globo. Caco Antibes, vivido por Miguel Falabella, ficaria com Fúlvio Stefanini. Já Cassandra seria da apresentadora Hebe Camargo. Sem dúvidas, um elenco de peso.
A ideia não vingou… Muitos falam que Silvio Santos nem teve conhecimento do programa. Daniel e Tatá encaminharam o projeto para a Globo, que comprou a ideia. O SBT perdeu a liderança na audiência, que ficou com a família do Largo do Arouche.