Após críticas, Globo troca protagonista da substituta de Travessia
19/10/2022 às 13h45
Walcyr Carrasco segue trabalhando em sua próxima novela. Terra Vermelha deve substituir Travessia na tela da Globo em maio do ano que vem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No mês passado, o autor entregou a sinopse atualizada à emissora. As mudanças provocaram substituições no elenco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alterações em Terra Vermelha
De acordo com informações da jornalista Carla Bittencourt para o portal Notícias da TV, a Globo pediu para que Walcyr buscasse por diversidade. Desta forma, a protagonista Aline passou a ser negra.
LEIA TAMBÉM:
● 56 anos depois: Globo quebra tabu histórico para definir fila de novelas das sete
● Resumo Roque Santeiro: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
● Resumo Cara e Coroa: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
Com isso, a atriz inicialmente convidada para a heroína, Agatha Moreira, passou a ter outra personagem. Ela agora fará uma das vilãs do folhetim.
Cabe salientar que Aline é o par romântico do tipo reservado para Cauã Reymond. No projeto entregue ao canal, Carrasco descreve a protagonista da seguinte forma:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Vou contar a história de Aline Machado, jovem viúva, preta, cujo marido é morto numa tentativa de grilagem e que, sem nunca ter plantado uma semente, vai à luta, salva sua pequena fazenda, expande e enriquece”.
Representatividade importa
A Globo demonstra, com o pedido a Walcyr Carrasco, preocupação com as críticas que recebeu anos atrás pela escalação de negros para papéis secundários – e mesmo pela falta de representatividade em várias produções. O ápice da crise se deu com Segundo Sol (2018), ambientada na Bahia, mas com o elenco majoritariamente branco.
Para mudar tal realidade, a emissora vem escalando não só negros, como também atores e atrizes de outras regiões.
Em Cara e Coragem, o núcleo principal conta com Taís Araújo, Paulo Lessa, Ícaro Silva e Cláudia Di Moura. A substituta Vai na Fé também terá uma família negra no centro da narrativa; Sheron Menezzes é quem vai capitanear o núcleo, ao lado de Che Moais, Elisa Lucinda e Samuel de Assis.
Todas as cores e todas as vozes
A nordestina Lucy Alves foi escalada para o papel principal de Travessia. A atriz paraibana foi escolhida pela própria autora, que ambientou sua trama em outro estado da região Nordeste, Maranhão.
Mar do Sertão também conta com o elenco majoritariamente nordestino. A paraibana Isadora Cruz e o pernambucano Renato Góes respondem por dois dos principais personagens.
Para Terra Vermelha, várias atrizes fizeram o teste visando a escalação para a protagonista Aline. A decisão, contudo, ainda não foi tomada.
Comenta-se que Larissa Nunes, com passagem recente por Além da Ilusão, foi muito bem avaliada pelo autor e pelo diretor artístico Luiz Henrique Rios.