A Desalmada repete erro já visto em muitas novelas da Globo
15/10/2022 às 14h45
A novela A Desalmada está próxima de deixar a tela do SBT. Os últimos capítulos, embora prendam a atenção, incomodam por conta de um erro que acontece muito, não só no Brasil como em todo o mundo. Na Globo, um bom exemplo foi visto em A Lei do Amor (foto abaixo).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O problema começou muito antes da trama estrear, precisamente na época da escalação de elenco. Obviamente, o equívoco passou a ser notado no ar. São diversas relações familiares equivocadas por conta das idades dos intérpretes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma questão de idade
As escolhas mais problemáticas envolvem as atrizes Marjorie de Souza e Kimberly dos Ramos. Apenas 12 anos separam, na vida real, a mãe e a filha da ficção.
LEIA TAMBÉM:
● Resumo Volta por Cima: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
● Resumo Mania de Você: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
● Resumo Garota do Momento: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
Isso se reflete no vídeo, quando tentam forçar a “juventude” de Isabela (Kimberly) para contrastar melhor com Julia (Marjorie), que não parece muito mais velha que a herdeira. Para piorar, a dublagem brasileira deixa as duas com vozes parecidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Problema semelhante ocorre entre Otávio e Rafael, pai e filho. Eduardo Santamarina também é apenas 12 mais velho que o herdeiro interpretado por José Ron. Neste caso, porém, a caracterização de Santamarina o deixa envelhecido.
Assim, Otávio soa bem diferente de Rafael – que também conta com a jovialidade forçada, já que José tem 41 anos, quase 20 a mais do que o papel que interpreta.
Caso gritante
José Ron, infelizmente, não convence como o mocinho em fase de estudos. Outro erro, ainda mais gritante que os outros, envolve o vínculo estabelecido entre o personagem dele e o de Marlene Favela.
O motivo é muito simples: a atriz tem apenas 5 a mais que o filho da ficção – 46 e 41.
A Televisa, lamentavelmente, tem dessas coisas… Só porque Rafael foi “rejuvenescido”, os envolvidos na produção de A Desalmada acreditaram que José Ron passaria por filho de Marlene Favela sem nenhum recurso para envelhecê-la.
Erro não é exclusividade de novelas mexicanas
A Globo já cometeu deslizes do tipo em suas obras. Em Gina (1978), Christiane Torloni foi mãe de Louise Cardoso. As duas atrizes tinham exatamente a mesma idade.
Em A Lei do Amor (2016), um erro na mudança de fase deixou a narrativa pouco crível. Vera Holtz viveu a mesma personagem no passado e no presente, Magnólia. Enquanto isso, Tião Bezerra foi defendido por Thiago Martins quando jovem e por José Mayer na maturidade. Ou seja: o vilão envelheceu, enquanto a malvada seguiu com a mesma cara.
Para piorar, Ana Carolina Godoy chegou a aparecer em flashbacks na pele de Magnólia, confundindo ainda mais o público.
Antes, no folhetim Em Família (2014), Júlia Lemmertz foi filha de Natália do Vale. A diferença entre as atrizes é de apenas 10 anos.
Reincidências
Outras escalações equivocadas envolveram Daniela Escobar e Tainá Muller. A atriz de 44 anos foi mãe da outra, de 31, em Flor do Caribe (2013) – o que só seria possível se a personagem Natália tivesse engravidado com 13 anos.
Em Sangue Bom (2013), Madá era mãe de Bárbara Ellen, enquanto a diferença de idade entre Fafy Siqueira e Giulia Gam era de apenas 12 anos.
Outro abuso ocorreu em Salve Jorge (2012), com Giovanna Antonelli, então com 37, de Mariana Rios, de 28. A proximidade entre as idades de Helô e Drica só não foi pior que a de Brígida e Eugênio em Passione (2010).
Cleyde Yáconis, então com 88 anos, era progenitora de Mauro Mendonça, na época com 81 – apenas 7 de anos de diferença1
Em A Favorita (2008), Murilo Benício foi pai de Mariana Ximenes; apenas 10 anos de idade separam os intérpretes de Dodi e Lara. O mesmo se deu em Avenida Brasil (2012), com Carminha e Jorginho e Adriana Esteves e Cauã Reymond separados por 11 anos.