Surpresa: tapa buraco da Band vira pedra no sapato da Globo

10/10/2022 às 10h45

Por: André Santana
Imagem PreCarregada

André Santana

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após um longo período patinando na audiência, Faustão na Band e 1001 Perguntas experimentaram uma bela reação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na última quarta-feira (5), os dois programas anotaram um crescimento em seus números: Faustão teve o mesmo desempenho do Brasil Urgente, com 3,1 pontos, enquanto o programa de Zeca Camargo surpreendeu ao amealhar 3 pontos no Kantar Ibope.

Fuga da Globo em dia de jogos

Galvão Bueno

LEIA TAMBÉM:

Os resultados são positivos porque fazia muito tempo que Faustão não saía da casa dos 2 pontos. Já a atração de Zeca Camargo, que é praticamente um tapa-buraco da emissora, indo e vindo da grade, dificilmente alcançava mais do que 1 ponto. Ou seja, trata-se de um resultado excelente para os padrões da Band.

O bom desempenho dos programas na noite de quarta-feira mostra o quanto programas de entretenimento são beneficiados pela concorrência neste dia da semana. Afinal, como é dia de futebol, a Globo concentra um público fã de esporte, enquanto a audiência habitual de novelas e shows migra para as outras emissoras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exceto em jogos decisivos, como acontecerá nesta quarta, com a final da Copa do Brasil, a emissora costuma sofrer em algumas ocasiões, ainda mais exibindo partidas sem apelo.

Quarta nobre

1001 Perguntas - Zeca Camargo

O fato de a Globo adiantar suas novelas e exibir futebol nas noites de quarta-feira sempre mexeu com o ranking da audiência. Justamente por isso, as emissoras abertas que não exibem partidas buscam atrair o público que foge do esporte.

A Band experimentou isso na prática. Faustão na Band e 1001 Perguntas têm um apelo familiar muito forte, mostrando-se como dois bons produtos que podem se beneficiar desta fuga de público do futebol.

Na Record, até mesmo o fiasco Amor sem Igual (2019) vê sua audiência crescer às quartas-feiras. A Fazenda também experimenta seus melhores resultados neste dia da semana. São programas que conseguem atrair esta plateia que busca entretenimento.

SBT de fora

Programa Silvio Santos

Curiosamente, o SBT não tem uma estratégia para tentar, também, se beneficiar deste “efeito futebol”. A emissora de Silvio Santos, que já obteve bons resultados às quartas há alguns anos, hoje não oferece nada atrativo ao seu público.

Atualmente, a emissora exibe o fraquíssimo Bolsa Família, ou outros games sem qualquer apelo do Baú da Felicidade. A atração empurra o Programa do Ratinho para mais tarde, afetando negativamente a audiência de Carlos Massa.

No passado, o SBT reservava as noites de quarta-feira aos seus principais lançamentos no entretenimento. O espaço, por anos, foi ocupado pelo próprio Silvio Santos, à frente de formatos como Topa ou Não Topa, Show do Milhão ou Um Milhão na Mesa.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.