Surpresa: tapa buraco da Band vira pedra no sapato da Globo
10/10/2022 às 10h45
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após um longo período patinando na audiência, Faustão na Band e 1001 Perguntas experimentaram uma bela reação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na última quarta-feira (5), os dois programas anotaram um crescimento em seus números: Faustão teve o mesmo desempenho do Brasil Urgente, com 3,1 pontos, enquanto o programa de Zeca Camargo surpreendeu ao amealhar 3 pontos no Kantar Ibope.
Fuga da Globo em dia de jogos
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
Os resultados são positivos porque fazia muito tempo que Faustão não saía da casa dos 2 pontos. Já a atração de Zeca Camargo, que é praticamente um tapa-buraco da emissora, indo e vindo da grade, dificilmente alcançava mais do que 1 ponto. Ou seja, trata-se de um resultado excelente para os padrões da Band.
O bom desempenho dos programas na noite de quarta-feira mostra o quanto programas de entretenimento são beneficiados pela concorrência neste dia da semana. Afinal, como é dia de futebol, a Globo concentra um público fã de esporte, enquanto a audiência habitual de novelas e shows migra para as outras emissoras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Exceto em jogos decisivos, como acontecerá nesta quarta, com a final da Copa do Brasil, a emissora costuma sofrer em algumas ocasiões, ainda mais exibindo partidas sem apelo.
Quarta nobre
O fato de a Globo adiantar suas novelas e exibir futebol nas noites de quarta-feira sempre mexeu com o ranking da audiência. Justamente por isso, as emissoras abertas que não exibem partidas buscam atrair o público que foge do esporte.
A Band experimentou isso na prática. Faustão na Band e 1001 Perguntas têm um apelo familiar muito forte, mostrando-se como dois bons produtos que podem se beneficiar desta fuga de público do futebol.
Na Record, até mesmo o fiasco Amor sem Igual (2019) vê sua audiência crescer às quartas-feiras. A Fazenda também experimenta seus melhores resultados neste dia da semana. São programas que conseguem atrair esta plateia que busca entretenimento.
SBT de fora
Curiosamente, o SBT não tem uma estratégia para tentar, também, se beneficiar deste “efeito futebol”. A emissora de Silvio Santos, que já obteve bons resultados às quartas há alguns anos, hoje não oferece nada atrativo ao seu público.
Atualmente, a emissora exibe o fraquíssimo Bolsa Família, ou outros games sem qualquer apelo do Baú da Felicidade. A atração empurra o Programa do Ratinho para mais tarde, afetando negativamente a audiência de Carlos Massa.
No passado, o SBT reservava as noites de quarta-feira aos seus principais lançamentos no entretenimento. O espaço, por anos, foi ocupado pelo próprio Silvio Santos, à frente de formatos como Topa ou Não Topa, Show do Milhão ou Um Milhão na Mesa.