9 de abril na história da TV: em 2012, Quem Fica em Pé estreava na Band

09/04/2021 às 0h05

Por: Fabio Marckezini
Imagem PreCarregada

Confira os principais fatos que aconteceram no dia 9 de abril na história da televisão brasileira:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 9 de abril de 1972, terminava a novela O Príncipe e o Mendigo (Record).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Kadu Moliterno se desdobrava entre o príncipe Eduardo Tudor e o miserável Tom Canty. Quando se encontram, surge a ideia de inverter os papeis. Os problemas se acentuam quando o rei Henrique VIII (Manoel da Nóbrega) morre; o falso príncipe assume o trono, enquanto o verdadeiro sofre nas mãos do “pai” John (Mauro Mendonça). Bem-sucedida adaptação de Marcos Rey para o romance de Mark Twain, dirigida por Dionísio Azevedo.

No dia 9 de abril de 1984, estreava a minissérie Padre Cícero (Globo).

LEIA TAMBÉM:

A minissérie que conta a história do Padre Cícero foi escrita Aguinaldo Silva e Doc Comparato com Stênio Garcia no papel principal. Débora Duarte, Diogo Vilela, Carlos Vereza, Cassia Kis, entre outros, fizeram parte do elenco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 9 de abril de 1991, estreava o humorístico Programa Legal (Globo).

A divertida união de documentário e ficção através do humor resultou nesta atração de Luiz Fernando Guimarães e Regina Casé, cartaz da Terça Nobre. A ideia era mostrar o lado positivo de programas considerados “de índio”, como bailes de debutantes ou shows de músicos bregas. Apenas o roteiro em Brasília ficou de fora; Luiz, Regina e a equipe do “programa de deboche” foram expulsos da Câmara e do Senado.

No dia 9 de abril de 1993, terminava a novela Guerra Sem Fim (Manchete).

Após a crise que arrasou a emissora em 1992, a Manchete retomava a produção de novelas, com esta trama que remetia às policiais Corpo Santo (1987) e Olho Por Olho (1988) – as três escritas por José Louzeiro. Apesar dos poucos recursos, Guerra Sem Fim conseguiu considerável repercussão. O enredo partia da relação da médica Flávia (Júlia Lemmertz) com o traficante Cacau (Alexandre Borges); os atores se envolveram na “vida real”. O romance atrapalha a eleição do pai adotivo da moça, Armando César (Rogério Fróes), para governador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


No dia 9 de abril de 1994, terminava o programa Záccaro (Band).

Programa apresentado pelo maestro Augustinho Záccaro, levava ao palco grandes nomes da música romântica e italiana.

No dia 9 de abril de 1999, terminava o programa infantil Vila Esperança (Record).

Programa infantil da Record mostrava uma vila em que as crianças conviviam com Tio Dú, Professor Piragibe e as avós Vó Iza e Vô Zico. Gerson de Abreu era o principal nome do programa.

No dia 9 de abril de 2002, estreava a novela Marisol (SBT).

Após vencer a primeira edição da Casa dos Artistas, Barbara Paz foi contratada e estrelou a novela Marisol, que contava a história de uma moça pobre, que sofreu muito na vida, e que ganha a vida vendendo flores de papel nas ruas. A produção foi feita em parceria com a Televisa, e teve em seu elenco Carlos Casagrande, Alexandre Frota, Gabriela Alves, entre outros.

No dia 9 de abril de 2008, estreava o programa Astros (SBT).

Após perder os direitos de Ídolos, comprados pela Record, o SBT criou Astros, usando o mesmo time do antigo programa. Apresentado por Beto Marden e Lígia Mendes, tinha no júri Arnaldo Saccomani, Thomas Roth, Cyz e Miranda.

No dia 9 de abril de 2009, estreava o reality show Aprendiz 6 – Universitário (Record).

Apresentado por Roberto Justus, o programa trouxe universitários que competiram pelo contrato de trainee na empresa Young & Rubicam, com uma bolsa mensal de dez mil reais, e um prêmio de R$ 1 milhão. Marina Vasques levou o grande prêmio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 9 de abril de 2010, terminava a novela Cama de Gato (Globo).

João Emanuel Carneiro, bem quisto após o êxito de A Favorita (2008), cuidou da supervisão deste segundo trabalho de Duca Rachid e Thelma Guedes como titulares. No centro da trama, a faxineira Rose (Camila Pitanga), que acolhe o milionário Gustavo Brandão (Marcos Palmeira), seu ex-patrão carrasco, dado como morto após um ardiloso plano de sua esposa Verônica (Paolla Oliveira).

No dia 9 de abril de 2010, estreava a série Separação?! (Globo).

Débora Bloch e Vladimir Brichta viviam Karin e Agnaldo, dois malucos que se digladiavam nas mais diferentes situações referentes a um processo de divórcio. Criação e texto de Alexandre Machado e Fernanda Young.

No dia 9 de abril de 2012, terminava a novela Vidas em Jogo (Record).

Novela de Cristianne Fridman, Vidas em Jogo contava a história de um grupo de 10 amigos que ganharam na loteria e viram suas vidas mudarem para o bem e para o mal. Os conflitos se agravam quando os amigos do bolão começam a morrer misteriosamente, o que os coloca em um jogo de vida ou morte: ou descobrem quem é o assassino ou um deles é a próxima vítima.

No dia 9 de abril de 2012, estreava o programa Quem Fica em Pé? (Band).

O Quem Fica Em Pé, apresentado por José Luiz Datena, contava com dez participantes, desafiados pelo “líder” – cujo objetivo era enviá-los, literalmente, para o buraco e tomar a quantia em dinheiro representada por eles. O formato remetia ao Roleta Russa (2003), da Record. A primeira temporada, em 2012, contava com exibições diárias; na segunda e última, o game foi alocado aos domingos e, posteriormente, quintas-feiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 9 de abril de 2015, estreava a série Chapa Quente (Globo).

Série criada por Cláudio Paiva, foi a substituta de A Grande Família nas quintas a noite. Mostrava a vida da cabeleireira Marlene (Ingrid Guimarães), casada com o Genésio (Leandro Hassum), malandro que vive se envolvendo em confusões. Marlene faz uma sociedade em seu salão com o ex-namorado, o cabeleireiro homossexual Fran (Tiago Abravanel).

No dia 9 de abril de 2018, estreava o programa Superpoderosas (Band).

Revista eletrônica feminina idealizado por Ana Paula Padrão e apresentado por Natália Leite ficou no ar por apenas seis meses.

No dia 9 de abril de 2019, terminava o humorístico Tá no Ar: a TV na TV (Globo).

Programa que satiriza a programação da TV aberta e fechada, contou com Marcius Melhem, Marcelo Adnet, Renata Gaspar, Luana Martau, entre outros no elenco. Ficou no ar por seis temporadas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.