Após anos de esquecimento, canal completa 15 anos em boa fase

06/11/2024 às 12h25

Por: André Santana
Imagem PreCarregada

André Santana

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inaugurada em 27 de setembro de 2007, a Record News chega aos 15 anos vivendo uma fase tranquila. O canal de notícias do Grupo Record vem ganhando público nos últimos anos, sobretudo por voltar a valorizar o… jornalismo! Após um bom tempo meio sucateada e entregue a horários comprados, a emissora conseguiu ajustar a grade e, consequentemente, ganhou alguma relevância.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Record investiu pesado em seu canal de notícias, alardeado como o único em TV  aberta dedicado ao jornalismo. Para isso, a Record News ocupou o espaço da extinta Rede Mulher com uma grade variada de programas noticiosos.

Os planos eram ambiciosos: além de telejornais, a emissora queria investir em outros formatos, como talk shows, aproveitando-se de estrelas da Record. Britto Jr., na época à frente do Hoje em Dia, ganhou um programa de entrevistas (que durou pouco) e até Gugu Liberato teria um talk show ali (o que não aconteceu).

LEIA TAMBÉM:

Porém, aos poucos, a Record News foi sendo deixada de lado pelo Grupo Record. A emissora vivia, basicamente, de reprises de programas da “emissora mãe”, além de exibir também os famigerados religiosos da Igreja Universal. O canal chegou a alugar horários para programas de televendas, como o Medalhão Persa.

Volta por cima

Após tantos anos “esquecida”, a Record News passou por uma necessária reformulação. As mudanças coincidiram com a chegada de novos canais de notícias no país, o que aumentou a concorrência no segmento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando a Record News entrou no ar, sua única concorrente direta era a GloboNews. A Band News também já existia, mas o canal do Grupo Bandeirantes sempre apresentou resultados mais modestos. Ou seja, a briga era entre Globo e Record. Mas este cenário mudou…

A chegada da CNN Brasil, em 2020, e da Jovem Pan News, em 2021, acirrou a disputa entre os canais informativos brasileiros. Este chacoalhão no mercado mexeu até mesmo com a líder Globo News, que reformulou sua programação, parou de reprisar jornais da TV Globo e aumentou o espaço para análises e notícias ao vivo. Com isso, a Record News também resolveu se mexer e garantir um lugar em meio a esta guerra de audiência.

Grade variada

Assim, nos últimos anos, a Record News voltou a apostar na informação, abrindo mão de religiosos e televendas. Atualmente, a emissora conta com uma grade variada de telejornais e programas informativos.

As mudanças fizeram com que a Record News anotasse um crescimento de 140% em audiência, de acordo com dados do Kantar Ibope divulgados pelo site NaTelinha. Em pesquisa para o Mercado Nacional referente às 24 horas diárias, a Record News atingiu 51 mil domicílios por minuto, entre janeiro e agosto deste ano. Isso representa um aumento de 140% em cinco anos: em 2017, o canal alcançava 21,3 mil residências.

Ou seja, após um período crítico e uma crise de identidade, a Record News resgatou sua proposta inicial e foi redescoberta pelo público. O canal de notícias chega aos 15 anos vivendo um de seus melhores momentos.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.