Bonner volta a encarar Lula e Bolsonaro na Globo; saiba como será
28/09/2022 às 8h15
Com o primeiro turno das eleições de 2022 perto do fim, a Globo mantém a tradição de realizar o último debate com os candidatos à Presidência da República. Nesta quinta-feira (29), a emissora receberá os principais concorrentes ao cargo para exporem suas ideias junto aos espectadores e eleitores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon (PTB) são as presenças confirmadas neste último encontro, que será mediado por William Bonner.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Depois de Fausto Silva, William Bonner pode ser o próximo a deixar a Globo
De acordo com a Globo, o debate foi organizado seguindo a lei eleitoral, ou seja, foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares e sem impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum.
LEIA TAMBÉM:
● Fim do Caldeirão? Globo toma decisão sobre as tardes de sábado
● Quitar dívidas: Jornal Nacional dá notícia importante para brasileiros com nome sujo
● Agora vai? Continuação de Cheias de Charme é confirmada por atriz
Regras do debate
Na arena da Globo, os candidatos à Presidência serão posicionados em ordem alfabética, da esquerda para a direita. O encontro será dividido em quatro blocos, sendo que cada um deles terá uma regra específica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ordem de participação dos candidatos será definida por sorteio, e eles poderão escolher para quem querem fazer uma pergunta. No entanto, não é permitido perguntar a algum candidato que já tenha respondido alguma pergunta naquele bloco. O tema das perguntas será livre no primeiro e no terceiro bloco. Já no segundo e no quarto bloco, os temas serão determinados. Os candidatos também poderão fazer suas considerações no final do quarto bloco.
O candidato que pergunta terá 30 segundos para fazer a questão e um minuto para a réplica. Já aquele que responde terá três minutos, que poderá utilizar como quiser entre a resposta e a tréplica.
Além da TV Globo, a GloboNews e o G1 também transmitem o debate, que será realizado nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro.
Outros debates
A eleição presidencial de 2022 já promoveu dois debates na televisão. O primeiro encontro entre os presidenciáveis aconteceu em 28 de agosto, num pool que reuniu a TV Band, TV Cultura, UOL e Folha de S. Paulo. Na ocasião, participaram Luiz Inácio Lula da Silva, Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Simone Tebet, Luiz Felipe D’Ávila e Soraya Thronicke.
Já o segundo debate aconteceu no sábado, 24 de setembro, num pool envolvendo SBT, CNN Brasil, Estadão, Veja, Terra e Nova Brasil FM. Lula não participou deste encontro, que contou com as presenças de Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Simone Tebet, Soraya Thronicke, Felipe D’Avila e Padre Kelmon (PTB).