Depois de Pantanal, outra novela clássica da Manchete terá remake
27/01/2023 às 7h14
Imortalizada pela interpretação de Maitê Proença, que tornou famosas as cenas em que cavalgava nua, Dona Beija ganhará uma nova versão. A produtora Floresta adquiriu os direitos sobre a obra escrita por Wilson Aguiar Filho para a Manchete em 1984 e fará uma nova versão do clássico, que deve ser exibida pela HBO Max. Desde que surgiram os rumores sobre a produção, Grazi Massafera (foto abaixo) é a mais cotada para viver a protagonista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A trama é baseada na história real de Ana Jacinta de São José, que viveu em Araxá (MG), no século XIX. Conhecida como Dona Beija, a jovem escandalizou a sociedade conservadora ao se tornar uma famosa cortesã. Com isso, converteu-se numa das personalidades mais marcantes do Brasil da época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Floresta anunciou os planos de produzir uma nova versão de Dona Beija no final de 2021. No anúncio, a produtora prometeu uma revisita à obra com um olhar moderno e ousado.
LEIA TAMBÉM:
● 56 anos depois: Globo quebra tabu histórico para definir fila de novelas das sete
● Resumo Roque Santeiro: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
● Resumo Cara e Coroa: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
“Nessa versão, o clássico ganha a agilidade das narrativas modernas. A luxúria e luxuosidade ganharão mais cor e personalidade, seguindo altos padrões de produção. A história ganha uma tinta a mais nas discussões que escandalizaram a sociedade no século XIX e ainda são tão pertinentes para o século XXI, como empoderamento, questões raciais e classistas”, explicou a Floresta, em comunicado enviado à imprensa.
Produção
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inicialmente, o autor português e vencedor do Emmy, António Barreira, dividiria o roteiro da nova versão da novela com Renata Jhin, filha da autora Elizabeth Jhin e colaboradora em tramas da mãe na Globo. No entanto, Renata acabou deixando o projeto e foi substituída por Daniel Berlinsky.
Entretanto, a nova versão de Dona Beija ainda não tem um diretor definido. Segundo Patrícia Kogut, de O Globo, a HBO Max sondou Maria de Médicis e Denise Saraceni, duas diretoras que deixaram a Globo recentemente.
Ainda segundo Kogut, os autores António Barreira e Daniel Berlinsky ainda trabalham no roteiro, num trabalho que deve ser concluído em breve. Depois disso, as gravações devem começar.
Quem seria a nova Dona Beija?
Ainda não há nenhum nome confirmado no elenco da nova versão de Dona Beija. A escalação de elenco deve começar após a definição de quem dirigirá a produção.
No entanto, desde que o projeto foi divulgado, o nome de Grazi Massafera apareceu como forte candidata a estrelar a nova produção. A atriz fez uma pequena – mas destacada – participação em Travessia, na Globo, mas atualmente não tem contrato de exclusividade com o canal, o que tornaria possível sua participação no novo folhetim.