Confira os principais fatos que aconteceram no dia 6 de maio na história da televisão brasileira:

No dia 6 de maio de 1968, estreava a novela Legião dos Esquecidos (Excelsior).

Novela de Raymundo López, contava a história de Felipe (Francisco Cuoco), que vivia em Esperança, uma vila de garimpeiros, onde fez fortuna, viveu no luxo e se apaixonou pela jovem e simples Regina Céli (Regina Duarte).

No dia 6 de maio de 1979, estreava a série Super Bronco (Globo).

Após anos de sucesso na Record, o genial Golias foi contratado pela Globo, onde participou da Praça da Alegria e ganhou seu próprio programa. O Super Bronco nada mais era do que a adaptação da série norte-americana Morky & Mindy, estrelada pelo jovem Robin Williams.

No dia 6 de maio de 1983, terminava o programa Olho Vivo (Band).

Atração da faixa de A Sorte é Sua, implementada nas tardes da Bandeirantes de segunda-feira a sábado. Dois participantes buscavam respostas para perguntas do apresentador, Ewerton de Castro, em um painel, numa espécie de “jogo da memória”. Aquele que cometesse mais erros passava o posto para outro candidato.

No dia 6 de maio de 1983, terminava o programa Familionária (Band).

Outra atração integrante da faixa A Sorte é Sua, exibido na sequência de Olho Vivo. Aqui, também um ator no comando: Jonas Bloch, egresso dos folhetins globais. Familionária era baseado no formato do Family Feud, dos Estados Unidos. Silvio Santos, que já havia produzido o game em 1979, o readquiriu em 2005, usando o título original.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


No dia 6 de maio de 1983, terminava o programa Tic Tac Milhões (Band).

A última atração da faixa A Sorte é Sua, no ar de segunda-feira a sábado, entrava no ar às 18h, após Olho Vivo (17h) e Familionária (17h30). O programa apresentava jogos que formavam uma escalada de prêmios rumo ao automóvel zero quilômetro. Tinha apresentação de Paulo Giovanni.

No dia 6 de maio de 1983, terminava a novela Campeão (Band).

O ator Marcos Caruso dividia o roteiro desta trama com Jaime Camargo; Roberto Talma, recém-saído da Globo, respondia pela supervisão. O foco estava na família do garoto Flávio (Alexandre Raymundo), cujo melhor amigo é o cavalo Panambi. Os pais do garoto, Jorge (Rubens de Falco) e Alexandra (Maria Estela), viviam em crise; a mãe da moça, Helena (Cleyde Yaconis), tentava resolver os conflitos da família.

No dia 6 de maio de 1994, terminava a minissérie A Madona de Cedro (Globo).

Escrita por Walther Negrão e com direção de Tizuka Yamasaki e Denise Saraceni, teve em seu elenco Andréa Beltrão, Eduardo Moscovis, Carlos Zara, Malu Mader e Eva Wilma, entre outros.

No dia 6 de maio de 1996, estreava a novela Colégio Brasil (SBT).

Novela produzida pela JPO Produções e dirigida por Roberto Talma, a trama mostrava o cotidiano do Colégio Brasil, os desafios dos professores e o dia a dia dos alunos. Giuseppe Oristanio, Taumaturgo Ferreira, Ana Kutner, Edwin Luisi, Ítala Nandi, Maria Padilha, entre outros, estavam no elenco. Aposta do SBT para concorrer com Malhação, não durou muito.

No dia 6 de maio de 1996, estreava a novela Antônio Alves, Taxista (SBT).

Inspirada na novela argentina “Rolando Rivas, taxista”, Fábio Jr. vivia Antônio Alves, aspirante a cantor, que se muda para São Paulo em busca de uma vida melhor. Foi a primeira novela de Guilhermina Guinle. A trama teve baixa audiência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 6 de maio de 1996, estreava a novela Razão de Viver (SBT).

Trama estrelada por Irene Ravache, baseada em Meus Filhos, Minha Vida (1984). Obteve baixa audiência, em parte por conta da negligência da emissora. Razão de Viver mudou de horário, mas continuou sem chamar a atenção do público. A novela contava ainda com Gabriel Braga Nunes, Petrônio Gontijo, Joana Fomm, Mayara Magri, Fúlvio Stefanini, Lolita Rodrigues, Gianfrancesco Guarnieri e o então casal Adriana Esteves e Marco Ricca, revivendo na ficção o par romântico da “vida real”.

No dia 6 de maio de 1996, estreava a novela O Fim do Mundo (Globo).

Com apenas 35 capítulos, O Fim do Mundo foi usada para tapar buraco: Explode Coração estava no ar e a Globo não conseguiu iniciar a produção de O Rei do Gado a tempo. Normalmente, nestas situações, a trama que está no ar é esticada, mas Glória Perez já havia combinado com a emissora que seria liberada para o julgamento do assassinato de sua filha, Daniela Perez. A solução foi pegar O Fim do Mundo, que seria uma minissérie do horário das 22h30, e colocar no principal horário de teledramaturgia do canal. Escrita por Dias Gomes, teve em seu elenco Paulo Betti, José Wilker, Bruna Lombardi, Lima Duarte, Vera Holtz e Ângela Vieira, entre outros.

No dia 6 de maio de 2000, terminava a novela Vila Madalena (Globo).

A trama das 19h tinha no elenco nomes como Edson Celulari, Cristiana Oliveira, Maitê Proença, Herson Capri, Marcos Winter e Yoná Magalhães, entre outros. O bairro paulistano que deu nome à novela, que não obteve a audiência esperada, concentrava a maior parte das ações. Curiosidade: Vila Madalena não tinha abertura fixa. Clipes das músicas da trilha sonora nacional cumpriram esse papel.

No dia 6 de maio de 2002, estreava o programa Falando Francamente (SBT).

No dia 6 de maio de 2002, estreava o programa De Frente com Gabi (SBT).

Após a sua passagem na RedeTV!, Marilia Gabriela voltava ao SBT com o seu De Frente com Gabi reformulado e com novo cenário, desta vez com exibição diária. Mais adiante, voltou a ser semanal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 6 de maio de 2008, estreava o reality show Aprendiz 5 – O Sócio (Record).

Reality show apresentado por Roberto Justus, teve como vencedor o engenheiro Clodoaldo Araújo, que faturou R$ 1 milhão em dinheiro e cotas de sociedade na empresa Brainers.

No dia 6 de maio de 2016, terminava o programa Você na TV (RedeTV!).

No dia 6 de maio de 2016, terminava o jornalístico Good News (RedeTV!).

No dia 6 de maio de 2018, estreava o programa Poder em Foco (SBT).

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor