10 marcas famosas que patrocinaram transmissões olímpicas e não existem mais
23/07/2021 às 1h20
Nesta sexta (23), acontece a abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que deveriam ter sido realizados em 2020, mas foi adiados por causa da pandemia de Covid-19.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A televisão brasileira exibe as Olimpíadas desde 1972, quando as competições aconteceram em Munique, na Alemanha. Nesse período, algumas marcas famosas que patrocinaram as transmissões deixaram de existir.
Confira na lista:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atlantic
Famosa rede norte-americana que estava presente há anos no Brasil, a Atlantic teve suas operações por aqui compradas pela Ipiranga em 1993. Nos anos 80, quando era figurinha carimbada na televisão, a marca patrocinou a cobertura da Manchete na Olimpíada de Los Angeles, em 1984.
LEIA TAMBÉM:
● Saudade: 10 estrelas da televisão brasileira que perdemos para a Aids
● Câncer terminal, atropelamento e mais: 10 artistas que perderam filhos
● Antes ou depois da fama: 10 artistas que foram morar nas ruas
Mesbla
A Mesbla foi uma das principais lojas de departamento do Brasil, tendo iniciado suas atividades em 1912. A marca patrocinava vários programas nos anos 1980 e foi uma das anunciantes da transmissão da Olimpíada de Seul, em 1988, na Globo. Após entrar em decadência, por dívidas e má gestão, a Mesbla faliu em 1999.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Chambourcy
A Chambourcy era uma marca da Nestlé, lançada em 1973. Entre os produtos estavam o Chambinho e o Bliss – o primeiro ainda existe, o segundo desapareceu. Em 1995, a multinacional unificou suas marcas e a Chambourcy, que também patrocinou os Jogos de Seul, deixou de existir. Muitos produtos ainda estão no mercado, mas como sendo da Nestlé.
Samoa
Samoa era um chinelo que competia com marcas como Havaianas e Rider. Foi outra marca que patrocinou a Olimpíada de Seul, em 1988, na Globo.
Malt 90
Também conhecida como “Malt Nojenta”, foi a cerveja oficial do primeiro Rock in Rio, em 1985, e aparecia constantemente em comerciais na televisão. A marca patrocinou as transmissões da Band em 1988. Nos anos 90, foi tirada do mercado.
Biovita
O iogurte Biovita, voltado ao público adulto, era da Chambourcy, marca da Nestlé citada acima. Foi outra patrocinadora da Band na competição realizada na Coreia do Sul.
Prosdócimo
A Prosdócimo foi uma das mais conhecidas marcas de eletrodomésticos do Brasil. A empresa esteve na transmissão da Olimpíada de Barcelona no SBT. Em 1996, foi vendida para a Electrolux e descontinuada no ano seguinte.
Kolynos
Kolynos foi o mais famoso creme dental do Brasil durante décadas. A marca foi adquirida pela Colgate-Palmolive e extinta em 1997, sendo substituída pela Sorriso, nas prateleiras até os dias atuais. Kolynos patrocinou a transmissão de Barcelona no SBT. Vale lembrar que o produto ainda existe no exterior, como na Argentina.
Zip.Net
O Zip.Net foi um dos principais provedores de internet gratuita no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, patrocinando a transmissão da Olimpíada da Sidney, em 2000, na Globo. A marca foi adquirida pelo UOL e não é mais utilizada. O Zipmail, serviço de e-mail, no entanto, continua no ar.
Intelig
A Intelig foi uma operadora de telefonia que operou entre 2000 e 2010. Em 2000, logo em seu primeiro ano de vida, patrocinou a transmissão da Olimpíada de Sidney na Globo. Em 2010, a operadora foi comprada pela TIM e descontinuada.