Em estado terminal, ator da Globo cumpriu última promessa feita à esposa
09/01/2023 às 11h48
Luis Gustavo, ou Tatá como era carinhosamente chamado, foi um dos maiores nomes da história da TV brasileira. O ator deu vida a tipos memoráveis que povoam o imaginário popular até hoje, como Beto Rockfeller, Mário Fofoca, Victor Valentim, Juca Pirama, Vavá, entre vários outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tatá nos deixou em 19 de setembro de 2021, aos 87 anos, em decorrência de complicações por conta de um câncer no intestino. Esse tipo de tumor está normalmente associado à idade e ao excesso de peso. A doença, que costuma ser mais silenciosa no começo, é tratável e curável quando descoberto precocemente.
O intérprete descobriu a doença em 2018, quando participava da novela teen Malhação: Vidas Brasileiras. Na época, ele decidiu se afastar do meio artístico para focar em seu tratamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Poucos dias após sua morte, sua esposa, Cris Botelho, divulgou um texto emocionado nas redes sociais contando como foram os últimos dias do artista.
LEIA TAMBÉM:
● Após lutar contra câncer, ex-apresentadora do Jornal da Manchete morre aos 65 anos
● Artista de Toma Lá, Dá Cá se recusou a tratar câncer: “Estado terminal”
● Após ser resgatado pela Praça, humorista perdeu luta contra a Aids
“Quando, no dia 3 de setembro, os médicos me falaram que você morreria nos próximos dias, eles não conheciam a sua força. No dia 9, viemos pra casa, o lugar que você mais amava nesse mundo, e passamos o meu aniversário no dia 14 como você prometeu: nós dois juntinhos na varanda. Eu sabia que você não me deixaria sozinha nesse dia, você sempre fez tudo pra me fazer feliz. Te amo eternamente”.
Carreira
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Luis Gustavo Sanchez Blanco nasceu em Gotemburgo, na Suécia, em 2 de fevereiro de 1934, quando o seu pai, um diplomata espanhol, estava trabalhando no país. Veio para o Brasil ainda criança e sua família estabeleceu-se em São Paulo.
Foi nos primórdios da TV Tupi que Tatá iniciou sua carreira na televisão, já na companhia de Cassiano Gabus Mendes (diretor artístico da emissora), casado com sua irmã, Elenita Sanches. Primeiro foi contrarregra, depois auxiliar de iluminação, cinegrafista, assistente de direção e, por fim, ator, tendo atuado em várias peças da lendária série de teleteatros TV de Vanguarda.
A primeira novela em que atuou foi Se O Mar Contasse (1964), de Ivani Ribeiro (1922-1995), na TV Tupi. Um dos seus principais trabalhos foi o papel-título de Beto Rockfeller (1968), de Bráulio Pedroso, exibida na mesma emissora.
Mas foi na comédia que Luis Gustavo deu vida aos seus personagens mais marcantes, como o costureiro Ariclenes/Victor Valentin na primeira versão de Ti Ti Ti (1985), o investigador Mario Fofoca de Elas por Elas (1982) e o tio Vavá de Sai de Baixo.
Luis Gustavo era tio de Tato e Cássio Gabus Mendes. Era casado com Cris Botelho e deixou dois filhos – Luis Gustavo, do relacionamento com Heloísa Vidal, e Jéssica, do casamento com Desireé Vignolli – além de uma neta, Marina.