Para fugir de armadilha, Globo pode resgatar novela de Manoel Carlos
29/08/2022 às 7h45

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a decisão da Globo de abreviar a duração de A Favorita no Vale a Pena Ver de Novo, uma nova reprise deve entrar no ar na faixa a partir de novembro. Ou seja, o novo cartaz do horário vai disputar a atenção do espectador com a Copa do Mundo do Catar, que começa no dia 20 do mesmo mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como os horários dos jogos não devem afetar a faixa de reprises, o lançamento da substituta de A Favorita vai acontecer em meio à emoção do mundial de futebol. Com isso, mais do que nunca, a emissora precisa de um título de apelo para fisgar o espectador que estará com sua atenção voltada para as partidas. E isso pode fazer com que um veterano autor, Manoel Carlos, que se aposentou das novelas, volte à telinha.
Um dos maiores desafios para se definir uma novela de tamanho apelo será driblar a falta de opções para o Vale a Pena Ver de Novo. Ao reservar a faixa das 14h40 para reprises de novelas das seis e das sete, a Globo vem dando preferências às novelas das oito/nove para sua tradicional faixa de reprises. E são poucas as tramas recentes deste horário que poderiam render um repeteco de êxito.
LEIA TAMBÉM:
● Aos 92 anos, primeiro Agostinho de A Grande Família nunca mais foi visto na TV
● A dívida impagável que a Globo ainda tem para acertar com Faustão
● Ninguém gostou: 10 vezes que a Globo foi rejeitada pelo público
Fator Walcyr Carrasco
Nos últimos anos, o Vale a Pena Ver de Novo vem abrindo mais espaço a tramas com 20 anos ou mais. Mas estas re-reprises, como O Clone (2001) ou Laços de Família (2000), são exceções. Normalmente, a emissora dá preferência a títulos relativamente recentes, deixando folhetins mais antigos para o canal Viva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Neste contexto, as novelas das nove de maior êxito da última década são assinadas por Walcyr Carrasco. Amor à Vida (2013), O Outro Lado do Paraíso (2017) e A Dona do Pedaço (2019) registraram ótimos índices de audiência. A faixa também teve outros êxitos, como Fina Estampa (2011), Avenida Brasil (2012) e A Força do Querer (2017), mas todas foram reprisadas recentemente.
Ou seja, Amor à Vida surgiu como forte candidata ao posto de sucessora de A Favorita. Até hoje, Félix (Mateus Solano) é um personagem muito lembrado pelos noveleiros, e surfar na popularidade do “vilão protagonista” seria uma maneira de garantir uma boa audiência no fim de tarde.
Entretanto, Walcyr Carrasco já estará no ar em dose dupla em novembro. A Globo reprisará Chocolate com Pimenta (2003) na faixa das 14h40, e exibirá Verdades Secretas 2, do Globoplay, no horário das 23h30.
Assim, escalar Amor à Vida ou qualquer outra trama de Carrasco para o Vale a Pena Ver de Novo provocaria uma verdadeira overdose do novelista. O mais provável é que a Globo fuja desta armadilha.
Manoel Carlos à vista
Assim, sem poder apelar para seu autor mais popular, a Globo poderá voltar ao expediente de promover uma re-reprise de uma novela mais antiga. Deste modo, se considerarmos as reprises de maior sucesso do Vale a Pena Ver de Novo dos últimos anos, o autor Manoel Carlos surge como franco favorito. Repetecos recentes de Por Amor e Laços de Família bombaram no horário.
Com isso, Mulheres Apaixonadas (2003) tem grande possibilidade de retornar em meio à Copa do Mundo. Trata-se de uma das novelas mais populares da emissora nos anos 2000, além de ter sido reprisada com muito sucesso em 2009. A recente reprise no Viva também se revelou exitosa.
A Globo ainda não confirma a próxima novela do Vale a Pena Ver de Novo. Mas como novembro está logo ali, a emissora não deve demorar para anunciar sua próxima novela da tarde.