Após crise nos bastidores, Globo quase desistiu de Mar do Sertão

07/01/2023 às 16h59

Por: André Santana
Imagem PreCarregada
Isadora Cruz e Sergio Guizé em Mar do Sertão

Atual novela das seis da Globo, Mar do Sertão vem tendo uma trajetória tranquila. A trama de Mário Teixeira vem se mantando acima dos 20 pontos no Kantar Ibope, números considerados bons para o horário, mostrando que o público continua se interessando pela história.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reprodução / Globo

Esta tranquilidade difere bastante do conturbado período de implantação do folhetim, causado pela intempestiva saída de Vinícius Coimbra, então diretor artístico do enredo.

Coimbra encerrou os trabalhos de Nos Tempos do Imperador, trama de Alessandro Marson e Thereza Falcão da qual assinou a direção artística, e já engatou a pré-produção de Mar do Sertão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vinicius Coimbra

Entretanto, assim que Nos Tempos do Imperador saiu do ar, tornou-se pública uma grave crise envolvendo o profissional e parte do elenco da trama.

LEIA TAMBÉM:

Na época, um grupo de atores negros da trama de época, liderado pelas atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues, apresentaram ao compliance da Globo a denúncia de que Vinícius Coimbra teria tido atitudes racistas durante as gravações da novela.

Denúncia de racismo

Dani Ornellas em Nos Tempos do Imperador

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a denúncia, o diretor teria dispensado tratamento diferenciado aos atores negros de Nos Tempos do Imperador, com falas preconceituosas e segregação, inclusive separando os artistas em “elenco branco” e “elenco negro”.

Com a denúncia, a Globo deu início a uma investigação interna para apurar os fatos. De acordo com o site Notícias da TV, atores do elenco de Nos Tempos do Imperador foram chamados para depor sobre o acontecido.

Nos Tempos do Imperador - Leticia Sabatella

Divulgação / Globo

Gabriela Medvedovski, Michel Gomes e Mariana Ximenes foram alguns dos nomes chamados. Ainda segundo o Notícias da TV, a intérprete da Condessa de Barral teria ligado diretamente para Ricardo Waddington para tratar do assunto. Gabriela Medvedovski e Letícia Sabatella também teriam se posicionado favoráveis a uma intervenção na novela.

Após a investigação, a direção da Globo decidiu dispensar o diretor Vinícius Coimbra. Assim, a pré-produção de Mar do Sertão passou por um período de instabilidade, até que Allan Fiterman foi recrutado para assumir a obra.

O profissional, então, reuniu sua equipe, finalizou a escalação de elenco e deu início aos trabalhos da atual novela das seis, para alívio da emissora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.