Injustiça: importante personagem perdeu relevância em Pantanal
18/08/2022 às 19h15
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em Pantanal, Tibério (Guito) sempre se colocou como um fiel escudeiro de José Leôncio (Marcos Palmeira). Com sua experiência na lida e muita sensatez com os assuntos relacionados à fazenda, o peão logo caiu nas graças do “rei do gado”, que o colocou como uma espécie de líder dos peões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde o início da novela, Tibério demonstrou sua lealdade ao cuidar com unhas e dentes da fazenda do Pantanal. Além disso, conquistou a confiança dos demais peões, que o têm como um norteador das ações diárias e do trato com os bois.
Mesmo sendo totalmente fiel a José Leôncio, Tibério é ainda mais fiel ao que acredita. Por isso, nunca baixou a cabeça ou aceitou ordens com as quais não concordava. Em alguns momentos, Tibério bateu de frente com o fazendeiro e quase partiu de suas terras.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
Justamente por isso, José Leôncio construiu um grande respeito por Tibério. Mais do que alguém que ele sabe que pode contar, Tibério é um importante conselheiro. O peão, com muita esperteza, sabe lidar, também, com os arroubos de humor do patrão, o que faz dele um conciliador nato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todas estas qualidades colocaram Tibério como uma das figuras mais importantes da trama de Benedito Ruy Barbosa, atualizada por Bruno Luperi. O peão estava presente nos momentos mais decisivos da história, participando ativamente dos desdobramentos do enredo.
Sumiço
Entretanto, Tibério nunca esteve tão sumido quanto nos mais recentes capítulos de Pantanal. O personagem murchou a olhos vistos, tornando-se uma figura cada vez menos presente na novela das nove da Globo.
Tibério teve uma história para chamar de sua quando se apaixonou por Muda (Bella Campos). O peão viveu uma história de amor graciosa com a amiga de Juma (Alanis Guillen), já que ambos têm temperamentos diferentes. Enquanto Muda é uma vingativa, Tibério é um homem sensato, que aquietou a mágoa da amada.
Porém, depois que Tibério e Muda se casaram, o peão foi perdendo importância dentro do enredo. Ele ainda está lá, rondando a fazenda de José Leôncio, mas sua presença tem sido cada vez menos efetiva. Tibério praticamente se transformou num novo João Zoinho (Thommy Schiavo), o “peão mudo” da fazenda.
A história se repete
Na versão de 1990 de Pantanal, exibida pela TV Manchete, Tibério (Sérgio Reis) também teve o mesmo destino. O peão era um personagem ativo dentro do enredo, sempre de presença marcante nos momentos decisivos da história.
Mas, após o casamento com Muda (Andrea Richa), Tibério perdeu força e função dentro da história. Ou seja, ao ser fiel ao texto do avô, o autor Bruno Luperi não corrigiu este deslize e manteve a trajetória irregular do personagem.