André Santana

Desde o cancelamento de Malhação, o Vale a Pena Ver de Novo se tornou uma peça importante na grade da Globo. Cabe à faixa de reprise de novelas alavancar a audiência do fim de tarde da emissora, entregando bons números para a novela das seis e, consequentemente, proporcionando um “efeito cascata” no horário nobre da emissora.

Sendo assim, a emissora precisa ser assertiva na escolha da próxima atração, oferecendo tramas que possam prender o público, como alguma novela de Manoel Carlos – História de Amor (foto abaixo), por exemplo.

História de Amor

No entanto, a direção da Globo não tem sido muito feliz na escolha dos títulos para tão nobre missão. Há alguns anos, as novelas do Vale a Pena Ver de Novo têm apresentado resultados medianos.

Os últimos folhetins a apresentarem índices elevados no horário foram Eta Mundo Bom! (2020), que fechou com média de 21 pontos; e Laços de Família (2020), com 18 pontos no Kantar Ibope. Já Ti ti ti (2021) derrubou o horário para 14,5, enquanto O Clone (2021) foi um pouco melhor, com 15,4.

O Clone

A Favorita, atual cartaz do horário, acumula média de 14,9, um número maior do que O Clone no mesmo período de exibição. Ainda assim, a trama de João Emanuel Carneiro está aquém das expectativas da Globo, que acreditava que a novela tinha potencial de ser um grande sucesso do horário. Como isso não aconteceu, a reprise será encurtada para sair do ar em novembro.

Um olhar para o passado

Laços de Família

Sendo assim, desde já, a direção da Globo precisa estudar com cautela qual o próximo título para o horário, na tentativa de reeditar os dois últimos sucessos da faixa. Se considerarmos que Eta Mundo Bom! e Laços de Família foram as tramas mais bem-sucedidas dos últimos anos, a emissora poderia seguir nesta linha para fazer o horário bombar.

Manoel Carlos já mostrou que é “rei” do horário, pois, além de Laços de Família, o autor também emplacou uma reprise de Por Amor em 2019. Sendo assim, a emissora poderia recorrer a uma re-reprise do autor para reconquistar o público perdido.

História de Amor (1995) seria um título bastante adequado para o horário. Mas a emissora pretende reservar as reprises de novelas das seis e das sete da noite para a faixa das 14h40, na qual atualmente vai ao ar O Cravo e a Rosa. Portanto, Mulheres Apaixonadas (2003) surge como alternativa.

Chamem o Carrasco!

Amor à Vida

Mas, inegavelmente, são as novelas de Walcyr Carrasco que costumam “salvar” as faixas de novelas da emissora. Eta Mundo Bom! foi o último “fenômeno” do Vale a Pena Ver de Novo, enquanto O Cravo e a Rosa ressuscitou um horário no qual a Globo tinha virado freguês da Record.

Sabendo do potencial do autor e considerando que nenhuma novela das nove de Carrasco foi reprisada até hoje, talvez este seja o momento para que isso aconteça. Assim, Amor à Vida (2013) já surge como grande favorita.

A trama do antológico vilão Félix (Mateus Solano), que começa a novela jogando a sobrinha na caçamba e termina redimido, nos braços de Niko (Thiago Fragoso), poderia surfar na popularidade do personagem e elevar a audiência do horário.

Mas O Outro Lado do Paraíso (2017) e A Dona do Pedaço (2019) correm por fora e podem se tornar opções poderosas para a Globo, que não pretende errar na escolha da próxima reprise. Façam suas apostas!

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor