Record vive dilema para definir a substituta de Chamas da Vida

08/08/2022 às 9h34

Por: André Santana
Imagem PreCarregada

André Santana

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reapresentada pela segunda vez nas tardes da Record, Chamas da Vida ainda tem algum chão pela frente. A novela de Cristianne Fridman, considerada um dos principais sucessos da emissora na “fase de ouro” da dramaturgia da emissora, teve 253 capítulos originalmente, o que garante uma reprise igualmente longa.

Lucinha Lins

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda não há uma data estabelecida para o fim da reprise da tarde. E como a emissora costuma anunciar a substituta de sua novela da tarde apenas pouco tempo antes do final da antecessora, ainda há bastante tempo para definir qual será o próximo cartaz da faixa.

No entanto, definir as reprises da tarde não é uma tarefa das mais fáceis para a direção da emissora. Isso porque o acervo do canal é bastante limitado, e todos os seus maiores sucessos já ganharam um repeteco. Boa parte deles, vale lembrar, foram reapresentados mais de uma vez. Ou seja, não há muitas opções.

LEIA TAMBÉM:

Reprise “inédita”

A Record poderia surpreender o seu público e escalar uma novela nunca reprisada na emissora. Vitória (2014), por exemplo, estava bastante cotada para substituir Prova de Amor no início do ano, e a emissora só desistiu da reprise aos 45 do segundo tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vitória, também escrita por Cristianne Fridman, não fez sucesso em sua primeira exibição, mas poderia ser descoberta pelo público numa eventual reapresentação. No entanto, a emissora desistiu de reprisá-la em razão da abordagem sobre o neonazismo. A possibilidade da reprise da novela gerou muitas críticas nas redes sociais, e a Record preferiu não polemizar.

Diante disso, é bem possível que Vitória siga na gaveta da emissora. Sendo assim, a Record tem outras possibilidades, como Balacobaco, novela de Gisele Joras exibida em 2012. A trama, de pegada popular e com humor, pode combinar com a faixa da tarde. Seria uma alternativa para evitar uma re-reprise.

A Record também nunca reprisou Cidadão Brasileiro (2006), Poder Paralelo (2009) e Pecado Mortal (2014). As duas primeiras, de Lauro César Muniz, alcançaram audiência satisfatória originalmente. Já a terceira foi considerada um fiasco, mas obteve bastante prestígio junto à crítica.

Gabriel Braga Nunes em Poder Paralelo

Poder Paralelo e Pecado Mortal têm forte teor policial, com muitas sequências violentas, o que poderia inviabilizar uma reapresentação vespertina. No entanto, Chamas da Vida também é uma trama policial e está no ar. Assim, elas também poderiam ser boas opções para uma reprise “surpreendente”.

Reprise da reprise

Porém, conhecendo a direção da Record, é bem possível que a emissora recorra a uma “reprise da reprise”. Neste caso, reapresentações de Amor e Intrigas (2007) ou Bela, a Feia (2009) surgem como francas favoritas, com a enésima reprise de A Escrava Isaura (2004) correndo por fora.

No entanto, a atual direção de dramaturgia da casa (leia-se Cristiane Cardoso) planejava, até pouco tempo atrás, começar a reapresentar novelas bíblicas da emissora na faixa da tarde. Com isso, Os Dez Mandamentos (2015) se torna a principal candidata ao posto.

Mas ainda faltam alguns meses para a reprise de Chamas da Vida chegar ao fim. Até lá, muita água deve passar por debaixo dessa ponte.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.