A vitoriosa carreira de Eva Wilma contou com parcerias dentro e fora da tela. A atriz foi casada com John Herbert, entre 1955 e 1976, e com Carlos Zara, de 1979 até 2002 – ano da morte dele. Os dois atores dividiram os estúdios com Vivinha em vários trabalhos, antes, durante e, no caso de John, depois do relacionamento.

John Herbert e Eva Wilma

Ainda assim, a atriz foi crucificada quando se separou do primeiro marido… Ao lado de John Herbert, Eva Wilma formou um dos casais mais queridos da TV. Os dois dividiam a comédia Alô Doçura! (1953-1963), precursora do formato hoje conhecido como sitcom, na Tupi. Da relação, vieram os dois filhos de Eva, Vivien e John Herbert Jr.

Troca de par causou polêmica

Mulheres de Areia

O casamento se desfez em 1976, quando Vivinha já havia protagonizado dois clássicos das novelas ao lado de Carlos Zara: Mulheres de Areia (1973) e A Barba Azul (1974). Talvez por isso, a atriz tenha sido crucificada pela imprensa e pelo público quando oficializou o fim da união com John.

“Quando me separei, fui queimada na fogueira, mas saí ilesa”, declarou ela ao programa Damas da TV, do Canal Viva, em 2013.

“Enfrentei um grande escândalo. Mas saí ilesa, depois de quatro anos, para uma nova vida, um novo casamento”, completou.

A Lei do Divórcio no Brasil foi aprovada apenas no ano seguinte ao desquite de Eva Wilma e John Herbert. Em 1979, ela oficializou o compromisso com Carlos Zara. Na ocasião, os dois atravessavam um momento difícil na profissão. A Tupi, pioneira da TV no Brasil, estava prestes a fechar a porta.

Eva Wilma

Carlos e Eva ainda tinham esperança de colocar no ar a novela Maria Nazaré, dirigida por ele, protagonizada por ela e Carlos Augusto Strazzer e escrita por Teixeira Filho. Não houve tempo para tal… Logo, o novo casal seguiu para a Globo. Zara foi escalado para Marina (1980), às 18h, enquanto Vivinha entrou para o time de Plumas & Paetês (1980), às 19h.

Curiosamente, a atriz dividiu a cena com o ex-marido John Herbert, em sua primeira trama completa no “plim-plim”. Cassiano Gabus Mendes assinava o roteiro de Plumas & Paetês, o que tornou o “déjà vu” de Alô Doçura inevitável – embora, desde o início, Rebeca (Eva) tenha preferido o segurança Gino (Paulo Goulart) ao assistente bajulador Márcio (John Herbert).

Despedidas

Eva Wilma e Carlos Zara

Carlos Zara faleceu em dezembro de 2002, aos 72 anos, de falência múltipla dos órgãos e insuficiência respiratória provocadas por um câncer de esôfago. O último trabalho dele foi a série Mulher (1998), como Otávio, esposo da Dra. Marta, defendida por Eva Wilma.

John Herbert saiu de cena em janeiro de 2011, então com 81 anos, por conta de um enfisema pulmonar.

Eva Wilma morreu em maio do ano passado, dias após o diagnóstico de câncer no ovário. Ela foi acometida por uma insuficiência respiratória decorrente da disseminação da doença.

Compartilhar.