Trama que teve protagonista demitida retoma faixa de novelas da Globo

03/08/2022 às 11h01

Por: André Santana
Imagem PreCarregada

A novela das onze da Globo está de volta! A faixa, iniciada em 2011 com o remake de O Astro, foi abandonada pelo canal após Onde Nascem os Fortes, exibida em 2018. No entanto, a emissora anuncia a exibição de Verdades Secretas 2, novela que rendeu polêmicas nos bastidores, a partir de agosto, resgatando a faixa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Camila Queiroz

Não se trata de um caso isolado. A Globo também já confirmou a exibição de Todas as Flores, de João Emanuel Carneiro, neste mesmo horário, no segundo semestre do ano que vem. Ou seja, ao menos até o final do ano que vem, a “novela das onze” já está garantida na programação da emissora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em comum, tanto Verdades Secretas 2 quanto Todas as Flores são produções originais do Globoplay. A plataforma pretende lançar uma novela exclusiva todos os anos, que ganhará uma segunda janela de exibição na TV Globo no ano seguinte.

Com isso, a emissora lança uma nova fase da faixa de “novela das onze”, abastecida por produções lançadas anteriormente em seu serviço de streaming.

LEIA TAMBÉM:

Faixa especial

Rodrigo Lombardi - O Astro

A novela das onze da Globo foi criada por conta de uma ocasião especial. A emissora planejou o remake de O Astro como uma forma de comemorar os 60 anos da telenovela brasileira. Inicialmente, a produção foi considerada uma minissérie, já que seria mais curta e exibida no horário onde normalmente estas produções iam ao ar. Mas, como se tratava de uma novela, optou-se por batizar a faixa de “novela das onze”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a boa receptividade do remake de Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, baseado na obra de Janete Clair, a Globo planejou uma produção nos mesmos moldes no ano seguinte. Em 2012, Walcyr Carrasco assinou uma nova versão de Gabriela, baseado na obra de Jorge Amado.

Juliana Paes - Gabriela

Assim, a novela das onze ganhou uma continuidade, ocupando a chamada segunda linha de shows da Globo sempre no segundo semestre de cada ano. As produções seguintes foram Saramandaia, em 2013, e O Rebu, em 2014.

Em 2015, aconteceu a primeira grande mudança na faixa: anteriormente dedicado a remakes, o horário ganhou sua primeira novela inédita, Verdades Secretas. Assinada por Walcyr Carrasco, a produção foi um sucesso. Com isso, vieram Liberdade Liberdade (2016), Os Dias Eram Assim (2017) e Onde Nascem os Fortes (2018).

A partir de 2017, com Os Dias Eram Assim, a Globo deixou de chamar as produções do horário de “novela das onze”, criando o novo termo “supersérie”. A nomenclatura, que não fazia muito sentido, nunca “pegou”.

Streaming

Porém, a partir de 2019, a emissora deixou de produzir novelas para o horário. Naquela época, a explicação para a mudança passava justamente pelo Globoplay, já que a emissora planejava migrar o formato de novelas curtas para o streaming.

Por conta da pandemia, o projeto de novelas curtas para a plataforma demorou um pouco para sair do papel. Mas o sucesso de Verdades Secretas 2, primeira produção neste sentido, encorajou a emissora a seguir adiante.

Vale lembrar que a novela teve alguns problemas nos bastidores, incluindo a repentina saída da protagonista Camila Queiroz, dispensada pela emissora após, segundo comunicado do canal, ter feito exigências que não poderiam ser atendidas para a gravação do final da história.

Assim, o desempenho de Todas as Flores, que deve estrear em outubro na plataforma, deve ditar os rumos da nova fase de “novelas das onze” da Globo.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.