Primeira minissérie feita pela Globo ganhará remake como novela

05/08/2022 às 14h17

Por: André Santana
Imagem PreCarregada

O planejamento de produções de dramaturgia do Globoplay está a todo vapor. Disposta a consolidar o formato de novela no streaming, a Globo já definiu a próxima trama de sua plataforma. Após Todas as Flores, de João Emanuel Carneiro, deve vir Guerreiros do Sol, de George Moura e Sergio Goldenberg.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Globoplay

Com estreia prevista para 2024, Guerreiros do Sol é uma releitura da história de Lampião e Maria Bonita. A produção, ambientada no sertão nordestino nas décadas de 1920 e 1930, deve trazer a clássica história do casal de cangaceiros sob a perspectiva de Maria Bonita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A experiência de produzir novelas para o Globoplay começou no ano passado, com Verdades Secretas 2. Neste ano, deve estrear Todas as Flores, que será dividida em duas partes: a primeira entra na plataforma entre outubro e dezembro de 2022 e a segunda será disponibilizada entre abril e junho de 2023.

Dupla experiente

George Moura, Luisa Lima e Sergio Goldenberg

LEIA TAMBÉM:

Com Guerreiros do Sol, a Globo e o Globoplay voltam a apostar no texto de George Moura e Sergio Goldenberg. A dupla é dona de uma trajetória formada por tramas inventivas, que buscaram narrativas mais ousadas e fora da curva.

O sucesso da microssérie O Canto da Sereia (2013) colocou os roteiristas no radar da emissora. Eles consolidaram a linguagem arrojada em Amores Roubados (2014). Depois, Moura e Goldenberg emplacaram uma nova versão de O Rebu (2014), remake bastante diferente da ousada novela de Bráulio Pedroso que serviu de inspiração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

George Moura e Sergio Goldenberg assinaram ainda a última “novela das onze” (ou supersérie) exibida pela Globo: Onde Nascem os Fortes (2018). Recentemente, os autores também emplacaram a série Onde Está Meu Coração, sucesso do Globoplay dirigido por Luísa Lima (na foto com os autores).

Substituta da “novela das onze”

Onde Nascem os Fortes

As novelas produzidas para o Globoplay (que poderão ou não ser exibidas na TV aberta em momento oportuno) são uma espécie de sucessoras naturais das novelas das onze – formato que substituiu as tradicionais macrosséries da Globo, estas derivadas das minisséries.

Curiosamente, Lampião e Maria Bonita foram tema da primeira minissérie produzida pelo canal, em 1982. Aguinaldo Silva e Doc Comparato responderam pelo roteiro, dividido em oito capítulos, enquanto Nelson Xavier e Tânia Alves interpretaram os cangaceiros, em seus últimos dias de vida.

Verdades Secretas

Cabe lembrar que, a princípio, as novelas das onze foram criadas como uma homenagem ao gênero, trazendo remakes de tramas clássicas num horário mais avançado. O Astro (2011) inaugurou a faixa, sendo seguida por Gabriela (2012), Saramandaia (2013) e O Rebu (2014).

No ano seguinte, o horário abriu espaço para tramas inéditas. Vieram, então, Verdades Secretas (2015), Liberdade, Liberdade (2016), Os Dias Eram Assim (2017) e Onde Nascem os Fortes (2018). Depois disso, até surgiram novos projetos para o horário, mas a emissora acabou cancelando a faixa, com a justificativa de que investiria nestes formatos menores no streaming.

Ou seja, esta sequência de projetos de novelas para o Globoplay cumpre tal promessa. Estes novos investimentos surgem justamente no momento em que a concorrência avança no segmento, já que a HBO Max tem montado um núcleo forte de novelas (ou telesséries) e prepara a estreia de Segundas Intenções, bem como do remake de Dona Beija (1986), da Manchete, para breve.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.