Novela fez sucesso, mas frustrou estrela da Globo: “Deu tudo errado”
26/07/2022 às 19h15

Claudia Raia esteve presente em inúmeros sucessos da nossa teledramaturgia. Novelas e minisséries como Roque Santeiro (1985), Sassaricando (1987), Rainha da Sucata (1990), Deus nos Acuda (1992) e Engraçadinha (1995), entre outras produções, revelaram seu talento, mas nem só de sucessos e bons momentos na TV viveu a atriz…
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Depois de interpretar a vilã Ângela Vidal, um dos destaques de Torre de Babel (1998), Claudia foi convidada para assumir Hortência Hernandez em Terra Nostra (1999), figura de peso dentro da trama de Benedito Ruy Barbosa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na pele de Hortência, Claudia Raia reviveu o parentesco com Lolita Rodrigues. Em Sassaricando, as duas foram Tancinha e Aldonza, filha e mãe origem espanhola. O mesmo se deu em Terra Nostra: Hortência e Dolores vinham da Espanha para tentar a vida no Brasil.
LEIA TAMBÉM:
● Longe das novelas, musa dos anos 90 perdeu luta contra câncer terminal
● Fiasco que estreava há 5 anos teve puxada de tapete e demissão por telefone
● Grávida, atriz detonou jurados da Dança dos Famosos: “Tá faltando empatia”
Hortência era mãe adotiva de Juanito, bebê de Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda), que foi subtraído da mãe ao nascer – por ordem da vilã Janete (Ângela Vieira) –, sendo considerado desaparecido.
Frustração
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A atriz entrou no meio do folhetim para, segundo o autor, encanar uma mulher que padecia nas mãos do marido. Claudia viu a oportunidade de, além de voltar em um tipo totalmente diferente de Ângela, denunciar os maus-tratos que muitas mulheres sofrem dentro de casa.
De acordo com a artista, logo depois da convocação, ela recebeu um telefonema do diretor de núcleo Jayme Monjardim, avisando que não seria possível incluir a personagem nos capítulos e que ela estava dispensada. Nervosa, ela ligou para Benedito explicando que havia recusado outro convite para estar em Terra Nostra. Hortência acabou incluída na produção, mas não da forma que Raia imaginou…
“Deu tudo errado! Minha personagem ficou seis meses grávida na novela. Sobrevivi em ‘Terra Nostra’ com minha personagem que não aconteceu. Ficou a lição: quando um autor não quer, não adianta insistir”, afirmou a atriz na biografia Sempre Raia um Novo Dia.
Apesar de tudo, não houve ressentimentos. Em 2005, Claudia Raia e Benedito Ruy Barbosa trabalharam juntos na minissérie Mad Maria. No mesmo ano, ela emplacou a popular Safira em Belíssima. Logo depois, a atriz acumulou êxitos como A Favorita (2008), Tititi (2010), Alto Astral (2014) e Verão 90 (2019).