Canal desistiu de continuação de Pantanal com filhos dos personagens

08/10/2022 às 16h45

Por: Fabio Marckezini
Imagem PreCarregada

O grande sucesso da história da Manchete foi Pantanal (1990). A novela de Benedito Ruy Barbosa movimentou a televisão brasileira, renovou o gênero com tomadas externas – e contemplativas – e provou que era possível produzir obras de qualidade fora da Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A trama ganhou nova versão na Globo, protagonizada por Alanis Guillen e Jesuíta Barbosa, e estrelada por artistas como Camila Morgado e Gabriel Sater. No último capítulo, exibido nesta sexta (07), foram mostrados os filhos dos personagens conversando com o novo Velho do Rio (Marcos Palmeira).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois do fim da produção, Benedito colocou na mente que a história de amor entre Jove (Marcos Winter) e Juma (Cristiana Oliveira) poderia ter uma continuação, mostrando o futuro dos filhos dos personagens principais. E utilizando como pano de fundo, outra vez, as belas paisagens do bioma, conforme adiantou o jornal O Dia de 20 de novembro de 1990.

Além da oncinha, o diabinho, herdeiro de Irma (Elaine Cristina) e Trindade (Almir Sater), era cotado para protagonista de Pantanal 2. A ideia, porém, acabou não indo para frente…

LEIA TAMBÉM:

Pantanal

No início de 1991, Ruy Barbosa voltou para a Globo. Antes de deixar a Manchete, o novelista cogitou outro projeto para a casa. O Jornal do Brasil de 27 de novembro de 1990 trouxe a premissa da trama: as políticas agrícola e agrária do país, sem tipos fantasiosos ou foco em ambientes ainda desconhecidos do grande público. Tal ponto de partida lembra O Rei do Gado (1996)…

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As continuações do autor

Os Imigrantes

Em 1981, a Bandeirantes produziu o clássico Os Imigrantes, que narrava a chegada de italianos, espanhóis e portugueses no Brasil. Benedito Ruy Barbosa esticou a novela o quanto pode, mas, exaurido, abriu mão da continuação. Coube a Renata Pallottini e Wilson Aguiar Filho concluírem as duas últimas fases da trama.

Benedito voltou a falar dos italianos em 1999, com Terra Nostra. A história de amor entre Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda) também usou a imigração como pano de fundo. O projeto previa várias fases, mas o sucesso inicial determinou a manutenção da primeira etapa do folhetim.

Terra Nostra

O autor, porém, ensaiou uma nova temporada. A ideia era mostrar os descendentes de Giuliana, Matteo e seus contemporâneos no Brasil da Segunda Guerra Mundial. A proposta contava com o apoio dos envolvidos – incluindo os protagonistas Ana Paula e Thiago.

Porém, em 2000, a Globo lançou a minissérie Aquarela do Brasil, que também usava a Segunda Guerra como pano de fundo. Isso desagradou o autor, que acabou engavetando o projeto e colocando no ar, dois anos, Esperança, que “seguia os passos” de Terra Nostra, mas foi malsucedida.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.