A HBO Max acaba de lançar a série documental Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez. A produção, dirigida por Tatiana Issa e Guto Barra, traz detalhes sobre um dos crimes mais chocantes do Brasil, que aconteceu nos bastidores de uma novela de grande sucesso.

No final de 1992, a atriz e bailarina Daniella Perez, que estava no ar no horário nobre da Globo na novela De Corpo e Alma, foi assassinada por Guilherme de Pádua, seu colega de elenco na produção, e sua esposa, Paula Thomaz, em um crime cruelmente premeditado.

O assassinato da Daniella, filha de Gloria Perez, a autora de De Corpo e Alma, ganhou notoriedade e ocupou as primeiras páginas dos jornais nacionais por anos.

Yasmin

Daniella Perez

Em De Corpo e Alma, Daniella Perez vivia a aspirante a bailarina Yasmin. Na trama, a jovem era apaixonada por Caio (Fábio Assunção), mas o romance era impedido pelas famílias deles, que eram rivais.

Por conta da dificuldade deste relacionamento, Yasmin se separa de Caio e começa a namorar Bira (Guilherme de Pádua), um cobrador de ônibus que era amigo da família da jovem bailarina. Mas o relacionamento dura pouco, já que Yasmin não conseguia esquecer Caio.

De Corpo e Alma

Assim, Yasmin termina seu relacionamento com Bira, mas sua história não vai adiante. Com o assassinato de Daniella Perez, a personagem teve seu final antecipado. Na trama, então, Yasmin consegue uma bolsa de estudos para praticar balé no exterior e vai embora. Já Bira não foi mais citado na novela e simplesmente desapareceu.

O primeiro capítulo de De Corpo e Alma sem a presença de Daniella Perez veiculou uma homenagem à atriz. Nela, os atores da produção apareceram emocionados, se despedindo da jovem.

Autora continuou

Gloria Perez

Apesar da tragédia, Glória deixou claro que iria continuar escrevendo a história.

“Fomos ao velório, eu e a Leonor, para prestarmos solidariedade. Chegando lá, a Glória nos falou que só não teria condições de criar a cena em que a Daniela sairá da novela. Quanto ao restante da história, ela pretende escrever”, declarou Ana Maria Moretzsohn ao jornal O Globo de 30 de dezembro de 1992.

“A Glória insistiu em dizer que não quer deixar a novela. Ela disse que o trabalho é a única escapatória que tem para não morrer junto com a filha”, informou o diretor Daniel Filho na mesma reportagem.

Moretzsohn e Leonor Bassères, supervisionadas por Gilberto Braga, revisaram os capítulos 128 a 152, já escritos pela autora, e trabalharam pelos sete dias seguintes ao crime. Em seguida, Glória reassumiu.

Pacto Brutal

Guilherme de Pádua

Depois de três décadas do chocante crime, o documentário Pacto Brutal mostra a autora Gloria Perez trazendo relatos inéditos e revisitando o caso com autoridades do processo, familiares e amigos mais próximos de Daniella Perez, que relembram a trajetória da artista e memórias sobre a tragédia.

Entre eles, estão o viúvo da atriz Raul Gazolla e outros atores brasileiros, como Claudia Raia, Fábio Assumpção, Maurício Mattar, Cristiana Oliveira e Eri Johnson. A série é uma produção Max Original, produzida pela Producing Partners.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor