Ex-atriz da Globo foi parar no Retiro dos Artistas: “Nada pra fazer”
06/03/2024 às 13h10
Em Família, malsucedida novela de Manoel Carlos exibida em 2014, tinha um núcleo que contava com a participação de diversos artistas idosos. O lar de velhinhos da novela era chefiado por Miss Lauren (Betty Gofman, na foto abaixo, que recentemente esteve no ar em Travessia), cuja conduta rígida implicava em maus-tratos aos institucionalizados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma veterana atriz, que já havia participado de diversas novelas da emissora e se mudou para o Retiro dos Artistas, acabou sendo uma das recrutadas pela produção da trama.
Bisneta do escritor Bernardo Guimarães – autor do romance A Escrava Isaura, que inspirou novelas na Globo e na Record –, Isabel Teresa (foto abaixo) foi uma atriz de novelas que, no fim da vida, contou com o auxílio do Retiro dos Artistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nascida em 20 de abril de 1926, no Rio de Janeiro, Isabel estreou no teatro na década de 1950. Ela integrou o Grupo Teatro dos Sete, sob direção de Sérgio Britto. O êxito no palco levou a artista para a TV.
Após teleteatros na TV Rio e na TV Tupi, incluindo as peças infantis do Teatrinho Troll que lhe renderam o prêmio de Atriz Revelação em 1958, Isabel Teresa passou para as novelas com A Morta Sem Espelho (1963, TV Rio).
LEIA TAMBÉM:
● 56 anos depois: Globo quebra tabu histórico para definir fila de novelas das sete
● Resumo Roque Santeiro: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
● Resumo Cara e Coroa: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
O título em questão contava com autoria de Nelson Rodrigues, direção de Sérgio Britto e participações de Fernanda Montenegro, Francisco Cuoco, Ítalo Rossi, Paulo Gracindo e Zilka Salaberry.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Passagem pela Globo
No ano seguinte, Isabel atuou ao lado do então marido Carlos Alberto em O Desconhecido. Os dois passaram apenas um ano casados. Em 1970, ela marcou presença em E Nós, Aonde Vamos?, último folhetim de Glória Magadan no Brasil.
Isabel Teresa esteve ainda em O Cafona (1971) e O Rebu (1974), da Globo, e Tempo de Viver (1972), na Tupi. Ela se ausentou do vídeo nos anos seguintes, até ser recrutada para uma participação em Corpo Santo (1987), da Manchete.
A atriz, que também trabalhou com publicidade, foi morar no Retiro dos Artistas em 2008. Por conta de um núcleo de Em Família (2014) ambientado em uma casa de repouso, o diretor artístico Jayme Monjardim foi até à instituição em busca de figurantes.
Volta ao estúdio como figurante
A veterana foi uma das recrutadas pela produção da novela. Na época, Isabel já lutava contra o Alzheimer e um câncer no intestino. Ela comentou em entrevista ao jornal Extra, em fevereiro de 2014, que passada o dia vendo TV porque não tinha “nada pra fazer”.
Em Família contou com outros nomes do Retiro, como o ator Arthur Maia, as atrizes Célia Azevedo (foto acima) e Maria Alice, o câmera-man Evandro Rodrigues, o integrante do grupo Revela Samba Jupiracy Lopes, a vedete Saluquia Rentini, o contra-regra do Teatro Municipal Waldir da Cunha e Vera Moraes, sobrinha de atriz Dulcina de Moraes.
Isabel Teresa faleceu em 29 de julho de 2019, aos 93 anos, por conta do Alzheimer e do câncer no intestino. Ela deixou um filho, Sandro, que reside há muitos anos nos Estados Unidos. O rapaz é fruto do seu primeiro matrimônio, com o engenheiro italiano Roberto Timarco.