Humoristas da Escolinha brigavam nos bastidores: “Não nos suportávamos”

17/07/2023 às 9h45

Por: Fabio Marckezini
Imagem PreCarregada
Chico Anysio na Escolinha do Professor Raimundo

Comandada por Chico Anysio, a Escolinha do Professor Raimundo consagrou diversos humoristas que encarnavam seus personagens na atração. Um deles foi o paulista João Elias, que se consagrou com o personagem Salim Muchiba e confidenciou que não suportava um colega de elenco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chico Anysio na Escolinha do Professor Raimundo

Chico Anysio na Escolinha do Professor Raimundo

Antônio João Elias de Oliveira, o João Elias, nasceu em Catanduva, interior de São Paulo. Ele começou cedo na carreira; o reconhecimento e a fama vieram, de fato, com sua participação na Escolinha do Professor Raimundo.

Aos 14 anos, João Elias passou a trabalhar como locutor na Rádio Difusora de Cantanduva. Por conta de sua voz, ele se tornou o responsável pelos comerciais veiculados durante os programas. Por conta de seu talento, o artista acabou ganhando mais espaço na rádio. Foi quando ele mostrou que tinha vocação para o humor, criando personagens como Escovinha e Grachinha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estreia na TV ao lado de Adoniram Barbosa

Escolinha do Barulho

A boa repercussão do trabalho no rádio levou João Elias para a televisão. Adoniram Barbosa, amigo pessoal do comediante, fez o convite para ele trabalhar na série da Record Papai Sabe Nada (1962), vivendo o personagem Zé Vitrola. Ele também esteve presente no programa Histórias da Maloca, que era apresentado por Adoniram.

LEIA TAMBÉM:

Todo o sucesso que ele fazia na TV e no rádio não afetou sua cabeça. João decidiu abandonar a carreira de artista para trabalhar como comerciante, em meados dos anos 1960. Ele acabou casando com Nazira Márcia de Oliveira e teve três filhos, dedicando-se integralmente à família.

“Não nos suportávamos”

Escolinha do Barulho

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O humorista ficou quase duas décadas longe da TV. Em 1990, João Elias voltou à TV através de A Praça é Nossa, trazendo um personagem que ficou famoso em todo o Brasil, o Salim Muchiba.

Em 1991, ele se mudou para a Globo e passou a fazer parte da Escolinha do Professor Raimundo. O turco mão de vaca, que tinha o bordão “Pode perguntar que Salim dá a resposta” caiu nas graças do público, que se divertia quando ele brigava com o judeu Samuel Blaustein, vivido pelo comediante Marcos Plonka.

O comediante contou, no The Noite, que ele e o colega também não se davam bem fora da telinha:

“Éramos cabeça-dura. Fazíamos um show juntos e, certa vez, deixei ele sozinho no palco. A gente brigava muito e não nos suportávamos”.

Últimos trabalhos

João Elias

Além de atuar na atração, João também foi redator do clássico programa liderado por Chico Anysio. Com o fim da Escolinha do Professor Raimundo, ele seguiu para outra sala de aula – a da Escolinha do Barulho, exibido pela Record em 1999.

O último trabalho dele na TV foi no quadro Escolinha do Gugu, exibido dentro do Programa do Gugu. Além de Salim Muchiba, João Elias deu vida ao caipira Zé Bento.

O artista morreu no dia 9 de junho de 2017, aos 72 anos, após ficar mais de 90 dias internado por conta de um acidente vascular cerebral (AVC).

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.