Band usa desculpa esfarrapada para justificar fracasso de Faustão
13/07/2022 às 12h13
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apresentado por Zeca Camargo, o game show 1001 Perguntas volta à grade diária da Band a partir do dia 25 de julho. A atração passa a ocupar a faixa das 22 horas, reduzindo em pouco mais de meia hora o tempo de arte de Faustão na Band, que passa por um processo de “enxugamento”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o comunicado oficial da emissora, 1001 Perguntas será diário novamente para “atender aos pedidos do público”. Uma justificativa, no mínimo, muito estranha, se considerarmos que a atração de Zeca Camargo tem uma audiência tímida.
Na última sexta-feira (8), por exemplo, 1001 Perguntas registrou média de 1,7 ponto no Kantar Ibope. Não chega a ser um desempenho ruim para os padrões da Band, mas um resultado longe de ser considerado um sucesso. Faustão na Band, por exemplo, registrou 4,2 no mesmo dia.
LEIA TAMBÉM:
● SBT volta ao passado, tira novela do ar e bota Chaves no horário nobre
● Fim da linha: 6 programas da Globo que não voltam mais ao ar
● Em estado terminal, astro pediu para fazer as pazes com Carlos Alberto de Nóbrega
Dobradinha com Faustão
1001 Perguntas foi lançado no início do ano com duas missões: compor uma “dobradinha” com Faustão na Band no horário nobre da emissora e lançar uma nova linha de shows na faixa das 22h40, cujo plano inicial era promover um rodízio de programas diários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O plano, então, era exibir uma temporada diária de 1001 Perguntas entre janeiro e abril, sempre depois do Faustão. Depois, o programa sairia do ar para dar espaço ao MasterChef Brasil, que também teria edições diárias.
Entretanto, a direção da Band acabou desistindo de tornar diário o MasterChef. Com isso, veio a necessidade de montar uma nova linha de shows, com programas semanais após o Faustão. Neste novo plano, MasterChef voltou ao ar no seu dia tradicional, às terças-feiras, enquanto 1001 Perguntas ganhou uma sobrevida nas noites de sexta.
Apesar da audiência pequena, 1001 Perguntas acabou se tornando uma alternativa ao público, sobretudo nas noites de sexta-feira, um dia de opções reduzidas na TV aberta. O programa de Zeca Camargo conquistou seus fãs ao promover um jogo de perguntas e respostas muito focado na cultura pop. Deste modo, tornou-se uma espécie de “curinga cult” dentro da grade da Band.
Real motivo
No entanto, 1001 Perguntas não voltará a ser diário porque é “cult”. Trata-se, na verdade, da maneira encontrada pela Band de reduzir o tempo de Faustão. O programa de auditório de Fausto Silva não vem tendo o retorno comercial esperado e, por isso, vai “encolher”.
De acordo com o site Notícias da TV, Faustão na Band teve 40 profissionais dispensados como forma de reduzir despesas. Encolher o tempo no ar é mais uma manobra para enxugar custos. Ainda assim, há quem acredite que o programa deve se tornar semanal no ano que vem.
A escolha por 1001 Perguntas para ocupar este horário perdido de Faustão se justifica, sobretudo, porque é um programa muito mais simples e barato que o do veterano animador. Ou seja, o programa de Zeca Camargo não volta para “atender pedidos do público”, e sim como uma forma de reduzir custos.